Top

Veja 5 melhorias simples nos cuidados com a pele

Foto: Polina Kovaleva/Pexels

No Brasil, hidratante, sabonete e fotoprotetor, a composição da rotina skincare da maioria e o mínimo necessário para realizar esse cuidado, são escolhidos rapidamente no mercado ou farmácia sem muito critério. Quando muito, algumas pessoas ainda apostam em tratamentos em consultório indicados por uma influencer. Mas por que se contentar com o mínimo se, através de pequenas mudanças na maneira como você cuida da pele, com uma escolha cuidadosa de produtos e procedimentos e a adoção de algumas etapas adicionais na rotina skincare, é possível potencializar ainda mais esse hábito para uma manutenção eficaz da saúde e beleza da pele? E, se você não sabe por onde começar a aperfeiçoar sua rotina de cuidados com o tecido cutâneo, não se preocupe. Abaixo, um time de especialistas explica como revolucionar a sua pele com simples melhorias.

Mude seu foco: ao investirmos em produtos e tratamentos para a pele, o objetivo é, na maioria das vezes, reverter os sinais do envelhecimento. E não há nenhum problema nisso. Mas uma estratégia mais eficaz para cuidar da pele é investir na prevenção, afinal, “é melhor prevenir do que remediar”, como diz o velho ditado. “A verdade é que, quanto mais cedo você se cuidar, menor será a intervenção estética que deverá ser feita no futuro. Nesse sentido, no skincare, o mais importante é usar um protetor solar diariamente”, ensina a dermatologista Lilian Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Em alguns casos, a toxina botulínica pode ser indicada de maneira preventiva, segundo a médica: “Como a toxina botulínica paralisa temporariamente os músculos, há um efeito preventivo de demarcação das rugas. Essa estratégia é mais indicada quando a paciente possui pele clara, fina, expressões faciais muito fortes e faz ‘careta’ involuntária o tempo inteiro, por exemplo”, destaca Lilian. Outra opção preventiva interessante é a construção de uma poupança de colágeno. “Essa poupança de colágeno pode ser conseguida por meio de tratamentos que têm zero tempo de recuperação, ou seja, não atrapalham as atividades diárias, não deixam a pele vermelha ou sangrando. Uma tecnologia importante é o ultrassom ultrafocado, que entrega pontos de coagulação térmica em uma série de linhas em duas profundidades: derme profunda e na camada muscular. Esse estímulo é responsável pela maior produção natural de colágeno pelos próximos três meses”, destaca o dermatologista Renato Soriani, membro da SBD e expert em tecnologias dermatológicas.

Vá além da higienização: no skincare, limpeza, hidratação e fotoproteção são etapas indispensáveis, mas adicionar alguns passos à rotina diária de cuidados com a pele pode fazer grande diferença. Após a higienização, a esfoliação, por exemplo, é muito bem-vinda, pois é capaz de remover impurezas e células mortas da pele, desobstruir os poros e ajudar na renovação celular. “Mas cuidado para não exagerar na esfoliação, caso contrário a camada de gordura saudável da pele será removida, o que pode causar ressecamento, vermelhidão, irritação e ardência. O ideal é que o cuidado seja realizado uma vez por semana ou a cada 15 dias com produtos específicos para o seu tipo de pele e que não sejam muito abrasivos”, aconselha Cintia Guedes, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Aposte nos antioxidantes: optar por um cosmético formulado com antioxidantes é outro cuidado capaz de revolucionar sua pele, pois esses ativos são verdadeiros defensores do tecido cutâneo, atuando na neutralização dos radicais livres, que causam danos celulares e, consequentemente, rugas. “Além disso, os antioxidantes também ajudam na formação de colágeno e muitos deles têm efeito clareador. Para obter o máximo de proteção, você pode aplicá-lo antes do protetor solar para potencializar a defesa da pele”, afirma Cintia. Para incluir os antioxidantes na sua rotina skincare, procure por produtos formulados com ativos ricos, por exemplo, em Vitamina C, como o SuperOX-C. “O SuperOX-C é um ativo botânico extraído da mais rica fonte de vitamina C do mundo, a ameixa de Kakadu, que, além de auxiliar no transporte de vitamina C nos queratinócitos, promove luminosidade cutânea, reduz a vermelhidão e melhora a uniformidade do tom da pele”, explica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos.

Invista em um tipo diferente de limpeza da pele: a limpeza de pele em consultório é um cuidado que deve ser realizado regularmente por quem deseja uma pele saudável e brilhante. No entanto, as extrações desse tipo de procedimento podem ser demasiadamente dolorosas e deixar a pele vermelha, com marcas e sensível. Logo, uma excelente estratégia é trocar a limpeza de pele convencional pela experiência de hidrodermoabrasão do HydraFacial, que é capaz de limpar, esfoliar e extrair sujidades de maneira suave e agradável ao mesmo tempo em que promove hidratação. “O HydraFacial promove melhora instantânea da qualidade da pele, auxiliando na uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, viço, maciez e brilho da pele. Rápida, completamente indolor, não invasiva e sem downtime, assim não atrapalhando a rotina, a experiência pode ser vivenciada por qualquer pessoa, até mesmo por aquelas que possuem pele seca ou sensível. Isso porque os protocolos do HydraFacial são completamente personalizáveis para atender às necessidades específicas de cada pele, com boosters, peels, LED’s, perks e terapia linfática”, explica a dermatologista Ana Macedo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Preste atenção aos updates tecnológicos: devido à grande procura por procedimentos estéticos e o investimento em pesquisas, as tecnologias para tratamento da pele evoluem rapidamente. E prestar atenção a essas evoluções para optar pelas tecnologias mais recentes é fundamental para quem deseja o melhor para a pele. Por exemplo, recentemente, a consagrada radiofrequência microagulhada recebeu uma atualização importante com o lançamento do Megaderme Duo, primeira plataforma de radiofrequência microagulhada com duas ponteiras. “Além da tradicional ponteira de radiofrequência microagulhada Eletroderme, o Megaderme Duo conta com uma inovadora ponteira MultiLayer, cujas microagulhas banhadas a ouro são capazes de penetrar profundamente na pele e alcançar a gordura, gerando energia de radiofrequência para, em um único disparo, provocar coágulos em todas as camadas”, afirma o dermatologista Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O médico explica que esses coágulos estimulam a produção e reorganização das fibras de colágeno e elastina para combater o envelhecimento e a flacidez com consequente efeito lifting. “As microlesões provocadas pelas agulhas também estimulam a regeneração e renovação celular devido ao processo de cicatrização, melhorando a textura da pele e as cicatrizes de acne”, completa.

Mais de Beleza