Top

Outono e inverno podem implicar nos níveis de vitamina D do seu organismo

Foto: Divulgação/Istock

A vitamina D é um nutriente essencial para a manutenção do sistema imunológico, então, uma vez que seus níveis não estão adequados no organismo, nossa saúde fica mais fragilizada. Uma alimentação saudável e balanceada é a principal fonte de vitamina D do dia a dia, mas não é o suficiente para garantir sua atividade pelo corpo. Para isso, é indispensável tomar sol com frequência, pois a luz solar é a responsável por fazer a síntese do nutriente, ou seja, ativar suas propriedades.

No outono e inverno, que são estações mais frias e com dias predominantemente nublados, as pessoas acabam tomando menos sol que de costume. Também é nessa época do ano em que doenças respiratórias como gripes, resfriados e rinite alérgica aparecem com mais frequência; isso acontece por dois motivos: primeiro devido ao excesso de vírus e poluentes concentrados no ar seco e segundo porque nossa imunidade fica mais frágil.

De todos os grupos, os idosos são os mais vulneráveis nesta época do ano. Sua pele mais fina causa certas restrições que os impedem de tomar sol por longos períodos; além disso, o uso de certos medicamentos comuns na terceira idade pode interferir no metabolismo de vitamina D, afetando diretamente a imunidade. Gestantes também são um caso mais específico, pois correm um risco maior de desenvolver melasma (lesões na pele) quando expostas ao sol.

Por mais que seja benéfico para a saúde, a exposição à luz solar também precisa ser bastante controlada. O ideal é tomar apenas de 10 a 15 minutos de sol por dia, sempre nos horários em que os raios ultravioletas não estão tão agressivos, que seria antes das 10h ou após às 16h. Como o sol costuma ser mais discreto nos dias frios, ainda é possível prolongar um pouco mais esse período de contato, mas é sempre recomendado consultar um médico previamente para conferir se não há riscos.

Para compensar a ausência do sol na maioria dos dias, é possível optar por suplementar vitamina D através de citrato de cálcio e outros suplementos nutricionais. Essa também é uma alternativa viável para pessoas mais vulneráveis ao sol, como é o caso dos idosos e das gestantes. A luz solar ainda se faz necessária para sintetizar o nutriente no organismo, mas a suplementação ajuda a mantê-lo dentro dos níveis adequados.

Mais de Beleza