Top

Três dicas de especialista que fazem a diferença no skincare

A esfoliação pode ser sua aliada no skincare, mas é preciso cuidado – Foto: Getty Images

Pequenos hábitos fáceis de incluir na rotina podem mudar sua relação com o skincare. Abaixo, veja dicas de especialistas para ter uma pele mais saudável:

Mude seu foco. Ao investirmos em produtos e tratamentos para a pele, o objetivo é, na maioria das vezes, reverter os sinais do envelhecimento. E não há nenhum problema nisso. Mas uma estratégia mais eficaz para cuidar da pele é investir na prevenção, afinal, “é melhor prevenir do que remediar”, como diz o velho ditado. “A verdade é que, quanto mais cedo você se cuidar, menor será a intervenção estética que deverá ser feita no futuro. Nesse sentido, no skincare, o mais importante é usar um protetor solar diariamente”, afirma a dermatologista Lilian Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Vá além da higienização. No skincare, limpeza, hidratação e fotoproteção são etapas indispensáveis, mas adicionar alguns passos à rotina diária de cuidados com a pele pode fazer grande diferença. Após a higienização, a esfoliação, por exemplo, é muito bem-vinda, pois é capaz de remover impurezas e células mortas da pele, desobstruir os poros e ajudar na renovação celular. “Mas cuidado para não exagerar na esfoliação, caso contrário a camada de gordura saudável da pele será removida, o que pode causar ressecamento, vermelhidão, irritação e ardência. O ideal é que o cuidado seja realizado uma vez por semana ou a cada 15 dias com produtos específicos para o seu tipo de pele e que não sejam muito abrasivos”, diz Cintia Guedes, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Aposte nos antioxidantes. Optar por um cosmético formulado com antioxidantes é outro cuidado que pode revolucionar sua pele, pois esses ativos são verdadeiros defensores do tecido cutâneo, atuando na neutralização dos radicais livres, que causam danos celulares e, consequentemente, rugas. “Além disso, os antioxidantes também ajudam na formação de colágeno e muitos deles têm efeito clareador. Para obter o máximo de proteção, você pode aplicá-lo antes do protetor solar para potencializar a defesa da pele”, afirma Guedes.

Mais de Beleza