Top

Quais são os cuidados mais básicos com a saúde no tempo frio?

Foto: Istock

O mês de março marcou o início do outono, que vai até junho e já se emenda com o inverno. Sendo assim, até setembro estaremos na época mais fria do ano, que também é caracterizada pela baixa umidade do ar. Todas essas características contribuem com a proliferação de vírus, o que justifica o fato de as pessoas que sofrem de doenças respiratórias como asma, rinite e bronquite ficarem doentes com mais facilidade.

Para evitar esses contratempos e aproveitar ao máximo esse friozinho, são necessários alguns cuidados rotineiros, principalmente dentro de casa. A começar pela qualidade do ar, mantenha sua residência sempre arejada, com portas e janelas abertas. Quando está mais frio, é natural que as pessoas deixem tudo fechado, mas é aí que está o perigo, pois, quando o ar não circula adequadamente, os vírus, bactérias e fungos começam a aparecer.

Naturalmente, também será necessário utilizar diversas roupas de cama, mesa e banho que estavam guardadas há algum tempo. Antes de colocar os cobertores e outros utensílios em uso, lave cada um deles e deixe secar no sol, em um espaço arejado. Como estamos vindo de uma época de calor, esses tecidos acabam passando tempo demais guardados, os tornando o “lar” perfeito para ácaros, vírus, bactérias e poeira. Eles precisam ser lavados de tempos em tempos.

Também é necessário prestar bastante atenção à sua alimentação, pois uma dieta saudável é essencial para fortalecer a imunidade. É essencial priorizar alimentos naturais como frutas, legumes e verduras, além de beber muita água todos os dias para manter o corpo funcionando adequadamente. A hidratação é parte fundamental desse processo, então procure sempre atingir a meta de dois litros de água diariamente.

A pele também precisa de cuidados especiais, já que fica mais propensa a ressecar nessa época do ano. O ideal é tomar banhos com uma temperatura morna (a água quente contribui com o ressecamento da pele), usar cremes hidratantes diariamente e, na hora de sair, continuar passando protetor solar, mesmo em dias nublados. Lembre-se que higienizar as mãos com frequência também é necessário, já que elas funcionam como porta de entrada para vírus e bactérias.

Por fim, não deixe de pesquisar onde comprar purificador de ar para garantir que sua casa fique com um ar mais limpo e agradável mesmo à noite ou em dias muito frios, quando não é possível deixar as janelas abertas. Seguindo essas dicas, você certamente terá um outono e inverno bem mais saudáveis e agradáveis.

Mais de Beleza