Top

Entenda por que o setor de beleza é um dos mercados mais promissores para empreender

Foto: Divulgação/Istock

Trabalhar com beleza e estética é um campo muito amplo e sempre bastante requisitado, mostrando ser um investimento seguro e rentável em longo prazo. De acordo com dados divulgados pela Rede Mulher Empreendedora, esse é o tipo de negócio mais explorado entre o público feminino que trabalha por conta, representando ao todo 70% dos empreendimentos.

Para as mulheres, o mercado é atrativo justamente por oferecer serviços direcionados ao público feminino, então uma vez que já exista essa familiaridade, fica mais fácil explorar o segmento. A variedade de serviços que podem ser oferecidos também é alta, por isso, é possível abrir um estabelecimento com manicure, maquiadora, cabeleireira, depiladora, designer de sobrancelhas e muito mais. O excesso de opções também facilita na hora de ingressar na área.

Para pequenos empreendimentos, o mais indicado é focar em um ou dois serviços e buscar se especializar naquilo. Tentar oferecer um catálogo completo logo de cara pode interferir na qualidade do trabalho e ainda exigir a contratação de outros profissionais que, por sua vez, demanda um capital de investimento maior. Muitas empreendedoras começam trabalhando sozinhas e expandem conforme o negócio começa a lucrar, então é possível aumentar as especializações do estabelecimento aos poucos.

Todas as atividades citadas precisam de cursos e qualificações profissionais. Além do investimento em um espaço para trabalhar e nos equipamentos necessários, também é preciso buscar conhecimentos na área – não só para garantir a qualidade dos serviços prestados, mas também para dar credibilidade ao negócio. Também é recomendável procurar cursos voltados para gestão e empreendedorismo, pois uma boa administração é a chave do sucesso de qualquer empreendimento.

A partir do momento que o estabelecimento já possui clientes fixos e um certo renome naquilo que faz, é possível expandir os serviços e incrementar os que já são oferecidos, seja aumentando a equipe ou buscando mais qualificações para si mesma. Vale lembrar que trabalhar com produtos de qualidade também é indispensável, tanto por uma questão de satisfação das clientes quanto por segurança. Priorize marcas renomadas e que sejam certificadas pela Anvisa.

Dar os primeiros passos é sempre a parte mais desafiadora, especialmente por questões monetárias. Abrir um negócio requer uma quantia considerável de dinheiro, procurar um empréstimo pessoal pode ser uma boa alternativa para quem deseja começar a trabalhar logo. Com um bom planejamento e controle financeiro, é possível tirar o máximo proveito do setor de beleza, que certamente renderá bons frutos em médio e longo prazo.

Mais de Beleza