Top

Nutrição e prática esportiva são ainda mais importantes para mulheres

Foto: Istock

Estudos mostram que atividades físicas combinadas com um estilo de vida saudável e uma boa alimentação podem ser a maneira não farmacológica de evitar e tratar doenças. Pessoas de qualquer perfil se beneficiam de uma vida saudável pautada em uma dieta planejada e com os exercícios físicos presentes na rotina.

Contudo, no caso da saúde das mulheres, esses fatores são ainda mais indispensáveis, pois elas sentem maiores impactos em suas diferentes fases de vida e seus respectivos reflexos no organismo.

A saúde da mulher demanda mais cuidados

Buscar ter uma vida saudável é ainda mais importante no caso das mulheres, em comparação aos homens. Isso porque há diferenças fisiológicas e metabólicas entre os dois sexos biológicos.

Um exemplo é que os homens possuem maior índice de massa muscular, já as mulheres têm maior percentual de gordura, devido à possibilidade de engravidar e precisar dessa gordura como fonte de energia.

Considerando esses aspectos, veja como as diferentes idades e situações da vida da mulher requerem cuidados de saúde.

Puberdade

Durante a puberdade, as meninas sofrem diversas alterações hormonais e também físicas. Nessa fase, meninas que estejam acima do peso podem sofrer de menarca precoce, que é o adiantamento do processo natural da primeira menstruação.

Assim, é importante que a nutrição e o controle do peso estejam entre os cuidados das adolescentes. Ainda, também durante a puberdade, a menina começa a acumular mais gordura corporal, o que demanda cuidados com a saúde.

Dessa forma, nessa fase da vida, exercícios físicos regulares, como os aeróbicos, por exemplo, que são recomendados para pessoas de todas as idades, devem ser incluídos na rotina. Assim como a dieta deve ter controle calórico e ser baseada em alimentos ricos em nutrientes saudáveis, como frutas, legumes, verduras e carnes magras.

Fase adulta

Os cuidados com a saúde da mulher adulta se mantêm aos citados anteriormente. Adicionando algumas questões físicas, durante o período de TPM (tensão pré-menstrual) e mesmo durante a menstruação, é comum que mulheres sintam dores nas mamas, costas e corpo, além de cólicas recorrentes. Um ponto importante é que todos esses sintomas característicos da menstruação podem ser minimizados com exercícios!

A energia gasta nas práticas de exercícios colabora com a eliminação de tensão e controle hormonal, fatores que ajudam nos sintomas menstruais citados. Além disso, a alimentação deve estar sempre sob radar e ser baseada em uma dieta rica em nutrientes e pouca gordura.

Ainda nessa fase, pode ser necessário o uso de suplementos alimentares, como vitamina D, vitamina C e BCAA, uma fonte de aminoácidos. Isso porque a metabolização de nutrientes e vitaminas pode ir se alterando ao longo dos anos, exigindo que, muitas vezes, a pessoa reponha a falta desses nutrientes. Contudo, isso depende de recomendação e acompanhamento médico para entender o suplemento ideal para cada pessoa.

Gestação

O período de gestação, por si só, já requer uma série de cuidados com a saúde da mulher e do bebê. Mas, somado a isso, é preciso pensar nos efeitos que esse período pode causar no corpo da mulher futuramente. Por isso, é sempre importante investir nos exercícios físicos, respeitando as limitações do corpo. Caminhadas leves, hidroginástica e exercícios aeróbicos também são recomendados. A dieta deve ser prescrita por um médico, já que cada caso requer a análise profissional.

Algumas mulheres podem desenvolver doenças como diabetes gestacional e aumento de pressão na gestação, por isso a alimentação saudável se torna ainda mais importante.

Menopausa

Com mudanças hormonais significativas, mulheres que entram na menopausa devem estar regularmente visitando um médico. Isso porque há recomendações específicas para cuidar do corpo e da saúde nesse período.

Alterações de humor, dores no corpo e instabilidades hormonais podem ser minimizadas com a combinação de exercícios físicos e uma boa alimentação. Nessa fase, também é comum o ganho de peso, sobretudo na região do abdômen, e a dificuldade de perder essa gordura. Assim, os exercícios focados nessas áreas e os aeróbicos são indicados.

Mais de Beleza