Top

Conheça 3 métodos para reforçar e manter a hidratação da pele

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Sensação de estiramento e aspereza na pele são dois dos sinais que demonstram que a sua pele está ressecada. “Os principais fatores que podem provocar desidratação são externos, como temperaturas frias, climas secos, luz solar ultravioleta, banhos muito quentes e muito demorados, uso de sabonete e buchas durante o banho (por removerem a camada lipídica protetora da pele). Mas outra causa bastante comum é a baixa ingestão de água. O risco de pele seca ou desidratada aumenta com a idade. Além disso, a genética pode influenciar a qualidade de hidratação da pele”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“A primeira qualidade que um hidratante deve ter é restaurar a umidade nas camadas superiores da pele e sua barreira lipídica natural. Ativos como ureia e lactato são fatores de hidratação natural que atraem e retêm a umidade no estrato córneo (camada mais superficial da pele). Geralmente, a concentração de ureia deve ser de pelo menos 5-10%. A ceramida-3 é um dos componentes da barreira lipídica da pele. Ela pode ser usada em hidratantes para reparar essa barreira e manter a umidade da pele. O glucoglicerol estimula as aquaporinas da pele e também ajuda a manter a umidade da pele”, completa a médica.

Mas além dos hidratantes tópicos, há muitas outras coisas que podemos fazer para melhorar a hidratação e qualidade da pele:

Suplementação: para a hidratação da pele, devemos priorizar a ingesta adequada de água, mas também podemos ingerir nutracêuticos para uma hidratação dinâmica (de dentro para fora). É o caso do FC Oral, ou as chamadas cápsulas de caviar, que contêm um componente importante, o ômega 3 vetorizado pelo fosfolipídeo, que possui identidade com a membrana celular.

“Dessa forma, o ativo promove uma hidratação de dentro para fora, restaurando os danos dessa membrana, e melhora a fluidez, isto é, permite que os nutrientes sejam absorvidos de uma forma mais plena, o que também traz resultados para a hidratação. Por conter em sua composição um carotenoide, astaxantina e vitamina E, também trará benefícios no aumento do status antioxidante da pele, reduzindo a inflamação e auxiliando na hidratação por inibir a perda de água transepidérmica, deixando a superfície da pele protegida (barreira cutânea) e hidratada. Como também reduz os radicais livres na célula, deixa a superfície da pele mais jovem”, afirma a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos.

Procedimentos não invasivos: também é possível melhorar a hidratação da pele com procedimentos em consultório. O que há de mais novo, indolor e menos invasivo para melhorar a saúde e o viço da pele nos consultórios é HydraFacial, uma experiência única e completamente personalizável de hidrodermoabrasão – isso mesmo, “hidro” é para confirmar o mecanismo completamente hidratante.

“O HydraFacial promove melhora instantânea da qualidade da pele graças à patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️ presente nas ponteiras, que possui um design espiral exclusivo capaz de gerar um efeito de vórtice que, combinado à tecnologia de sucção a vácuo do equipamento, consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes”, explica a dermatologista Dra. Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. “Os protocolos do HydraFacial podem ser completamente personalizados para atender às características e necessidades específicas de cada tipo de pele.”

Injetáveis: o ácido hialurônico é famoso nos cosméticos. Em sua forma injetável, o ácido hialurônico é ideal para melhorar a qualidade da pele e linhas finas com o skinbooster: ele é um “hidratante injetável” que estimula o colágeno e melhora as linhas sem paralisar a musculatura (diferente da toxina botulínica). “Skinbooster é um ácido hialurônico injetável que tem função de hidratar: ele ‘puxa’ água para a pele sem dar volume. Pode ser feito em rugas estáticas da face e em outras áreas do corpo como o pescoço, o colo e as mãos”, diz a Dra. Paola. Outro ácido hialurônico que pode ser injetado para melhorar a qualidade da pele e a hidratação é o Profihlo, um biorremodelador. “Ele nada mais é do que um ácido hialurônico de alto e baixo peso molecular, que não promove preenchimento. Na bioremodelação, nós injetamos, normalmente em cinco pontos da face, uma molécula de ácido hialurônico exclusiva e patenteada capaz de atingir rapidamente diversas camadas da pele. Dessa forma, conseguimos estimular as células para que atuem de maneira mais eficaz na síntese de ácido hialurônico, colágeno e elastina”, destaca a Dra. Cintia Guedes, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“Como resultado, podemos observar a bioremodelação e regeneração dos tecidos, com consequente efeito lifting e melhora significativa da qualidade da pele, que adquire um aspecto mais hidratado, firme, elástico e com menos sinais do envelhecimento como rugas e flacidez”, finaliza a Dra. Cintia.

Mais de Beleza