Top

O que você deve procurar nos dermocosméticos de verão

Saiba quais são os cuidados necessários para a pele no verão – Foto: National Cancer Institute/Unsplash

A estação mais quente do ano está aí, mesmo com os dias pouco ensolarados. E, com ela, bate aquela dúvida: será que eu vou ter que gastar muito dinheiro atualizando o nécessaire com produtos da estação?

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A boa notícia é que existem cosméticos que podem ser usados o ano inteiro, mas vale a pena ficar atenta a algumas informações. Para a dermatologista Karine Okamoto, da Clínica Vanité, em São José dos Campos, a grande questão é sobre o que acontece com a nossa pele durante a estação.

“No verão, a radiação solar incide com mais intensidade sobre a terra e, além disso, a exposição ao sol acaba sendo maior devido ao aumento das atividades ao ar livre. As temperaturas mais elevadas e a maior incidência da radiação ultravioleta contribuem para o risco de queimaduras solares e câncer de pele. Já o excesso de suor e práticas de atividades aquáticas aumentam o risco de micoses, miliária, manchas, sardas brancas e acne, por exemplo. Por isso, o filtro solar e produtos preventivos tornam-se tão essenciais”, pontua a especialista.

Para escolher os dermocosméticos que atendem às recomendações dos dermatologistas, é importante estar atento a determinados fatores. Veja, a seguir, as principais dicas da profissional:

ÁCIDOS DE VERÃO

Os ácidos que promovem maior renovação epidérmica, como o retinoico, têm maior risco de inflamar a pele, deixando-a mais sensível e propensa a manchar após exposição solar. Por isso, orientamos suspender tais ácidos no período do verão e substituir por outros menos agressivos e mais seguros.

Optamos por produtos que contenham ácido glicólico, cítrico, málico, láctico, ascórbico, hialurônico, entre outros. Mas deve-se lembrar que o uso deve ser orientado pelo dermatologista, pois mesmo esses citados, se usados de forma inadequada, podem causar problemas.

VITAMINA PROLONGADA

A vitamina C, em forma de sérum ou creme, pode ser usada durante todo o ano e não agride a pele. É um produto para ser investido em diferentes estações.

FILTRO SOLAR UNIVERSAL

O filtro solar de verão pode ser o mesmo que foi usado durante o inverno. No entanto, recomenda-se produtos com fator de proteção solar (FPS 30), ou superior, para uso diário. Deve conter também proteção contra raios UVA.

Aplique o produto de 15 a 30 minutos antes da exposição solar, distribuindo uniformemente, e reaplique a cada duas horas. Porém, atenção: esse tempo diminui se houver transpiração excessiva ou se entrar na água.

COM COR, POR FAVOR

Ainda no quesito filtro, se puder aposte nos que tenham cor já que eles bloqueiam a luz visível, que tem importante papel na piora de algumas doenças, como o melasma.

Caso não se adapte, é possível substituí-lo por um sem cor e sobre ele aplicar um BB Cream ou uma leve camada de base para adicionar essa proteção.

UM HIDRATANTE PARA CHAMAR DE SEU

O uso do hidratante deve ser contínuo para todo tipo de pele, independentemente da estação do ano.  Após avaliação com dermatologista, optamos por hidratantes específicos para cada caso. De uma forma geral, para uma pele mais seca, indicamos a versão creme e para as mais oleosas, em sérum.  Existem inúmeras opções no mercado, mas geralmente a composição contém cerâmidas, glicerina, vitamina B5, entre outras.

Existem algumas opções de hidratantes corporais que podem ser usados na face, mas esses acabam tendo uma cosmética mais espessa, que para a pele seca se adapta bem, mas para a oleosa não.

ÁGUA TERMAL COMO ALIADA

Apesar de não substituir a função do hidratante, por não repor a barreira cutânea, a água termal pode ser mais uma aposta ajudando na hidratação.

NÃO UTILIZE GLOSS COMO SUBSTITUTO

O hidratante labial com FPS jamais dever ser substituído por gloss ou batom. Além de não indicar utilizá-los em conjunto, já que podem interferir na proteção solar.

ESFOLIANTE NÃO É AMIGO

Indico a esfoliação em algumas situações isoladas, não prescrevo como rotina no verão, pois pode irritar a pele e ainda provocar efeito rebote na produção da oleosidade.

DESCUBRA SUA ROTINA BÁSICA DE CUIDADOS

A rotina deve ser individualizada e realizada durante todo o ano, mas de uma forma geral, à noite optamos por cremes anti-idade que contenham algum ácido, pela manhã limpeza suave com géis de limpeza e aplicação de um hidratante, em seguida. Após, deve ser aplicado o protetor solar e reaplicado a cada 3 horas. Vale lembrar que o cuidado da pele deve ser individualizado e prescrito pelo dermatologista.

Mais de Beleza