Top

Cabelo no verão: entenda como o mar e o sol podem danificar os fios

Foto: Pexels

Sol, praia, piscina, festas de verão, são inúmeras ocasiões que fazem com que a tarefa de deixar os fios macios e brilhantes durante a época mais quente do ano fique ainda mais difícil, por conta dos fatores externos, como a água com cloro, é comum que o cabelo fique mais ressecado e cheio de pontinhas duplas. Mas será que dá para reverter a situação? E como fazer isso?

A tricologista Lidi Bastos explica sobre os pontos mais importantes para entender como o cabelo pode se prejudicar por conta da alta exposição ao sol e às águas que não são doces.

A água do mar e da piscina causam danos irreversíveis no cabelo ou é possível tratar?

“Não é irreversível mas precisa da sua atenção, é essencial que você faça tratamentos profissionais para devolver a saúde do seu cabelo. Em casa, aposte na reconstrução dos fios, esse tratamento é responsável por fazer a reposição de proteínas que são retiradas dos fios ao entrar em contato com o cloro e com a água salgada.”

Quais são os danos que causam?

“É comum que os fios fiquem ressecados, quebradiços e porosos, especialmente se não houve qualquer tipo de cuidado antes e depois de ir à praia e à piscina, como utilizar protetor térmico e produtos especiais para água com cloro e salgada, como leave-in próprio para piscina e praia.”

Como cuidar apropriadamente do cabelo nas idas à praia ou à piscina?

“Após muita exposição ao sol, o cabelo deve ser lavado e hidratado para retirar o sal do suor que ficou depositado no couro cabeludo e nos fios. Com a lavagem, esse sal é retirado e seu cabelo volta a ficar hidratado, forte e com brilho, pronto para mais uma praia ou piscina.”

A exposição ao sol muito quente causa somente o ressecamento?

“Além do ressecamento, a exposição ao sol muito forte pode deixar os fios quebradiços e porosos, por isso é importante usar protetor térmico após lavar o cabelo, aplicando ao longo do comprimento, principalmente nas pontas. Vale também prender as madeixas antes de sair de casa, mas lembre-se de usar elásticos forrados com tecido, eles evitam a quebra dos fios.”

No verão prendemos muito o cabelo, isso também causa danos?

“Com o uso de acessórios inapropriados, como os elásticos que possuem metal ou os prendedores que não são forrados por tecidos, que prendem muito o cabelo, ao longo do tempo, pode surgir alopecia, a condição que causa uma perda excessiva de cabelo, deixando o couro cabeludo à mostra, geralmente em formatos arredondados ou ovais, já que os fios da região caíram.”

É uma época que se frequenta muito a academia, como não deixar que o suor prejudique o cabelo?

“Faça a proteção prévia aplicando, em comprimento e pontas, uma pequena quantidade de hidratante (leave-in, geleias ou cremes para pentear) com algumas gotinhas de óleo 100% vegetal. Juntos, tais produtos vão minimizar o ressecamento dos fios, algo causado pelo suor.”

Mais de Beleza