Top

Acne na idade adulta: saiba 8 fatores que pioram o quadro e como tratar

Acne adulta

Condição pode piorar com determinados cosméticos e alimentação, além de alterações hormonais

A acne é normalmente relacionada à adolescência, mas também pode acontecer na vida adulta e causar desconfortos. É fundamental que o paciente faça consulta médica para identificar e tratar o problema. Alguns fatores podem piorar o quadro, como alterações hormonais, tabagismo, uso de determinados cosméticos e alimentação.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“No caso da acne na idade adulta – muito comentada atualmente – alguns fatores podem explicar a piora como: excesso de hormônios andrógenos, alterações hormonais do ciclo menstrual, tabagismo, uso de determinadas medicações e cosméticos, estresse, fatores genéticos e alimentação principalmente rica em alimentos com alto índice glicêmico e excesso de laticínios”, explica a dermatologista Dra. Fabiana Seidl, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

O tratamento da acne demanda uma prescrição personalizada. “A melhor forma de prevenir e tratar é fazer uma consulta com o dermatologista, que irá prescrever as medicações adequadas de acordo com o quadro e também pode ser necessário uma investigação adicional com exames de sangue e imagem, para descartar alguma alteração que possa justificar o quadro de acne, como a síndrome dos ovários policísticos”, alerta.

Existem diversas condições que podem piorar ou precipitar o quadro de acne. A dermatologista Dra. Fabiana Seidl listou oito aspectos que devem ser observados ou evitados:

  1. “Traumas repetitivos na pele. Isso pode “romper” o comedão (cravo) e gerar o aparecimento da lesão inflamatória;
  2.  Consumo excessivo de leite e derivados e dietas com alto índice glicêmico. Pioram as lesões inflamatórias pois aumentam consideravelmente os níveis de IGF 1 no organismo ( fator de crescimento insulina like). Esse aumento leva a uma maior produção de sebo e piora da acne;
  3. Alterações hormonais, principalmente aumento dos hormônios andrógenos circulantes (como testosterona), também aumentam a secreção pelas glândulas sebáceas, piorando a acne;
  4. O estresse pode piorar a acne pois leva a um aumento de hormônios andrógenos;
  5. No período pré-menstrual ocorre redução do orifício pilossebáceo por conta das alterações hormonais, isso faz com que o sebo fique acumulado no local predispondo ao aparecimento de espinhas;
  6. O tabagismo também contribui, pois a nicotina também aumenta a produção de sebo e a queratinização folicular;
  7. Certos produtos cosméticos podem piorar a acne por obstrução dos poros e consequente acúmulo de sebo e aparecimento de lesões inflamatórias, a famosa “acne cosmética”;
  8. Algumas medicações podem induzir uma erupção acneiforme, como corticoides, anticonvulsivantes, lítio, anticoncepcionais a base apenas de progesterona, isoniazida, dentre outros”, destaca a médica.

Dra. Luciana de Abreu, dermatologista da clínica Dr. André Braz, no Rio de Janeiro, destaca a importância de procedimentos feitos em clínica dermatológica para tratar o problema.  “Recomendo opções na forma de drug delivery associado a tecnologias ou os peelings, entre eles: vitamina C, ácido azelaico, ácido retinóico, ácido glicólico, acido salicílico, hidroquinona, ácido kójico, entre outros. Também é comum associarmos o uso de tecnologias como Luz intensa pulsada e lasers, microagulhamento, principalmente quando as manchas de acne tem aspecto avermelhado e arroxeado”, explica.

Quando se trata de acne, a orientação médica é sempre evitar mexer na lesão na pele.  “A recomendação é sempre procurar tratamento médico. Nunca mexa por conta própria nas lesões inflamadas. Espremer a espinha pode levar a um quadro de celulite na face e necessitar de internação para antibioticoterapia venosa. Também não recomendo de forma alguma que siga receitas de fontes duvidosas, bem como comprar ácidos pela internet e utilizar por conta própria. Essas medidas podem piorar o quadro e gerar cicatrizes permanentes”, ressalta.

Mais de Beleza