Top

Barba: skincare básico para evitar fungos, bactérias e até a queda dos fios

Foto: Pixabay

A barba tem tomado conta dos rostos masculinos e deixado de ser apenas uma moda passageira e fazendo, cada vez mais, parte do dia a dia do homem. Seja ela mais curta e discreta, para os mais clássicos, ou longa e cheia, para aqueles que gostam de ousar, assim como o cabelo, a barba também precisa de cuidados. E escolher o produto ideal para seu tipo de barba pode ser um desafio.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O mundo dos cosméticos vem se diversificando cada vez mais, de acordo com a  Euromonitor,  o Brasil responde por 13% do mercado global de produtos de beleza para homens, os itens escolhidos por eles incluem desde xampus capilares a produtos específicos para a hidratação da barba.

Os produtos utilizados em uma boa rotina capilar são xampus, condicionadores e loções sem sulfato, parabenos e petrolatos, óleos essenciais, protetores solares,  eaté esfoliantes para barba, sendo necessário saber a necessidade que sua pele e seu fio precisa, para o melhor aproveitamento do produto.

O dermatologista Dr. Amilton Macedo, que atua na área de medicina preventiva há mais de 28 anos, explica que a higiene adequada é essencial para o cuidado com os pelos faciais. “Manter a barba bem higienizada ajuda no controle da oleosidade da pele. Removendo sujeiras acumuladas ao longo do dia, como o suor, a poluição, acúmulo de cosméticos, protetor solar e restos de alimentos. É indicado utilizar um sabonete facial, xampu e um pós-barba para hidratar e combater os danos diários causados pela poluição e pelas lesões derivadas da lâmina”, instrui.

Foto: Getty Images

Para combater pequenas lesões que ocorrem quando os fios crescem e se curvam penetrando na pele e causando foliculites – inflamações do folículo piloso – semelhantes a espinhas, o especialista orienta a esfoliação,  processo  que também ajuda a eliminar restos de células mortas. “É recomendado que se faça esfoliação duas vezes por semana com um esfoliante ou um xampu esfoliante para barba”, aconselha.

Além disso, o médico pontua a importância de secar adequadamente a barba após o banho para não ocasionar proliferação de fungos. “O ambiente úmido é um lugar favorável ao aparecimento de fungos, bactérias, podendo causar problemas de pele, caspa e queda dos fios. Para evitar esse problema é necessário, após o banho, secar com uma toalha de algodão sobre os pelos faciais, pressionando e dando leves “tapinhas” contra o rosto retirando todo o excesso de água.”

Fazer a barba após sair de um banho quente ou utilizar uma toalha aquecida é recomendado, pois provoca a abertura dos poros evitando irritações. Para evitar o ressecamento da pele, provocado pela água quente, é muito importante a hidratação dos fios para que não ocorra ressecamento e a queda, auxiliando na hidratação da pele que fica embaixo dos pelos. “Utilizar sabonetes faciais, hidratantes, tônicos, de preferência que tenham em sua formulação: ácido hialurônico, ácidos graxos, aminoácidos, glicerinas e outros. Além de condicionadores, séruns e pomadas para barba que possuem vitaminas A, B, B12, C, D e E”, aconselha o especialista.

O dermatologista ainda ressalta a importância do uso do protetor solar, pois muitos homens que possuem barba acabam acreditando que o pelo os protege dos efeitos do sol, porém isso é um mito. “Se a barba for curta é necessário que se passe o protetor solar em todo o rosto, inclusive existem protetores próprios para a barba, que não deixam os fios  esbranquiçados. Para as barbas cheias e longas, existem produtos adequados para o cuidado da pele e da região como leave-ins para o pelo, que é um creme finalizador sem enxágue”, explica.

Além dos cuidados com produtos, também é necessário aparar os fios com regularidade, mesmo que o desejo seja que a barba fique longa e cheia. O corte é importante para que os fios não fiquem desordenados, e pode ser feito em casa de forma simples:  penteie para baixo e corte os fios que ultrapassem um limite estabelecido. Se for o bigode, corte os fios que ultrapassem os lábios.

Mais de Beleza