Top

Haircare e os cuidados com os fios na primavera

Foto: Istock

As mudanças climáticas acompanham a primavera; tem-se, portanto, a ruptura do tempo, temperaturas mais fortes e com chuvas. Essa abrupta mudança de clima influencia em diversos fatores, como a pele e o cabelo. Por isso, manter o cuidado com o corpo é essencial nessa estação.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O aumento da radiação UV torna os fios mais quebradiços e secos,  além de aumentar a queda e provocar desidratação capilar e aumento do frizz. Com a alta recorrência a piscinas e praias, em função do calor, os fios concentram sal do mar e cloro, que são prejudiciais à estrutura do cabelo, portanto alguns cuidados específicos devem ser tomados; é a formalização do chamado haircare, caracterizado por uma rotina de cuidado capilar.

Hidratação

A hidratação dos fios é um passo fundamental, com a função de repor os nutrientes e a umidade necessários que são perdidos ao longo da rotina. Agressões como radiação solar, poluição, calor de produtos térmicos e outros são apenas algumas coisas que ocorrem com os fios, portanto o cuidado com toda a estrutura capilar, sobretudo em uma estação mais quente, é mandatório. O cabelo deve estar hidratado para evitar o ressecamento e a queda, aumentando a saúde e o bem-estar dos fios.

 Alimentação

É certo que a alimentação saudável faz toda a diferença no corpo e inclusive nos fios. Afinal, a necessidade de líquidos e nutrientes é maior em períodos quentes. Como parte do nosso corpo, o cabelo também recebe esses nutrientes, e nisso a alimentação é essencial, posto que através dela ficamos abastecidos durante o dia, e pensar em uma alimentação saudável está para além dos cuidados com a estética, trazendo benefícios imensuráveis ao desenvolvimento e bem-estar; os fios, por sua vez, seguem essa mesma lógica, beneficiando-se dessa prática saudável.

Procedimentos químicos

Os procedimentos químicos não são tão indicados quando o assunto é cuidado com os fios, tendo em vista que esses procedimentos agridem a estrutura capilar. No entanto, em uma época com fortes raios solares como a primavera, essa ação é ainda mais pesada. Por isso, ao realizar tratamentos, a ideia é optar por produtos naturais, que são ricos em vitaminas e óleos que promovem o brilho e a hidratação dos fios do cabelo. Sendo assim, o tratamento com produtos naturais tende a ser mais eficiente em longo prazo.

Adequação de produtos

Ainda na linha dos produtos naturais, é importante utilizar produtos adequados à estrutura dos fios; cabelos cacheados, por exemplo, requerem cuidados diferentes dos cabelos lisos, o que pode levar a utilização de produtos diferentes. Nesse caso, uma maneira de renovar o estoque de produtos é aproveitar momentos como a Black Friday ou outras promoções atrativas, onde os preços estão mais acessíveis e a possibilidade de compra extensiva é maior, garantindo o cuidado dos fios por mais tempo e com os produtos adequados.

Mais de Beleza