Top

Skincare para iniciantes: 4 dicas para começar a cuidar da pele

Foto: Istock

Nossa pele funciona como um escudo contra os perigos do ambiente externo, raios UV e poluição, por exemplo. No entanto, para que ela consiga nos proteger ao máximo, não deve ser negligenciada. Vários fatores devem ser considerados quando se trata de cuidar da pele: idade, hormônios, hábitos alimentares, etc. Portanto, é normal que a rotina de skincare se adapte gradualmente a cada etapa da vida.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Se você é iniciante e não sabe por onde começar os cuidados com a pele, RG trouxe algumas dicas para ajudá-la. Veja a seguir!

1. Conheça o seu tipo de pele

Existem muitos tipos de pele, e a sua pode até mudar com o tempo. Para criar uma rotina de skincare eficaz, a fim de atender às necessidades reais da sua pele, você deve escolher os produtos certos, e isso só é possível ao conhecer as características específicas do seu tipo de pele.

O ideal é consultar um dermatologista, mas também é possível prestar atenção aos sinais, como sensação de secura ou sensibilidade, produção excessiva de sebo, aparecimento de espinhas ou vermelhidão, tez opaca, entre outros. Produtos adaptados ao seu tipo de pele, aliados a uma rotina de cuidados diários, são uma combinação poderosa para uma pele bonita.

2. Tenha uma rotina

Um produto dito “milagroso” não é capaz de dar conta de tudo o que a sua pele precisa. É necessário ter uma rotina completa de cuidados com a pele para obter os resultados desejados. Uma rotina básica deve ter: limpeza (diária), esfoliação (pelo menos, 1x por semana) e hidratação (diária). Esses produtos trabalham juntos para fornecer os melhores resultados. Com uma rotina avançada, você pode adicionar outros tratamentos para atender às necessidades específicas da sua pele, como um hidratante antioxidante.

3. Tomar ou não tomar sol?

A exposição apropriada à luz, natural ou não, não é prejudicial à sua pele. Mesmo assim, tome cuidado. A exposição prolongada coloca a sua pele em contato maior com os raios UV, o que pode acarretar vários efeitos negativos, como queimação e vermelhidão. Sem contar que os raios UV aceleram o envelhecimento. Portanto, é necessário lembrar de usar protetor solar todos os dias. Além disso, proteger a pele dos raios solares reduz consideravelmente o risco de câncer de pele.

4. Atente-se às mudanças

Para ter uma boa rotina de cuidados com a pele, é preciso se adaptar às mudanças. Idade e questões hormonais são aspectos a serem considerados na escolha dos tipos de produtos a serem usados. Existem cremes para prevenir rugas, por exemplo, ou para tratar peles fragilizadas, em decorrência de alguma dermatite. Preste atenção às mudanças.

Mais de Beleza