Top

Médicos dão orientações para tratar as olheiras

Dr. Leonardo Stambowsky usa aparelho aparelho de realidade aumentada que permite identificar as veias ao redor dos olhos – Foto: Divulgação

No meio da estética, as olheiras são sempre um desafio. Elas podem ter variadas causas e por isso mesmo há diversos tratamentos para cada paciente. Mas, seja qual for o motivo, elas sempre acabam dando um olhar cansado e abatido que incomoda.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Em resumo, as olheiras podem se tornar aparentes devido à profundidade do relevo abaixo dos olhos, por pigmentação da área, pela vascularização local e pela formação de bolsas. Podem também ser constitucionais, ou seja, pessoas têm olheiras independentemente de causas externas, por falta de hidratação local ou sono desregulado, e com o envelhecimento também aparecem depressões ou bolsas devido à flacidez.

“Dispomos de diversos tratamentos que devem ser combinados dependendo de cada paciente. Preenchimento para depressões, lasers para a olheira mais vascular ou pigmentada, ultrassom microfocado, fios de PDO e laser erbium para flacidez e, por último, dependendo da qualidade da pele, elas podem ser tratadas com laser CO2”, explica o dermatologista Igor Manhães.

Já quando as olheiras são causadas pela vascularização local, aqueles pequenos vasinhos que aparecem abaixo ou nas laterais dos olhos um dos tratamentos mais eficazes é o Laser Transdérmico NDYA.

“Geralmente entre 1 e 3 seções de laser o caso está resolvido. O procedimento é praticamente indolor e dura poucos minutos. O pós-procedimento é bastante tranquilo e na imensa maioria dos casos não deixa marca nenhuma, estando o paciente liberado para tudo. O retorno da veia é raro mas pode ser necessário alguma manutenção a longo prazo”, esclarece o angiologista Leonardo Stambowsky.

Dizer que as olheiras podem ser eliminadas é um termo ingrato e arriscado, mas é possível conseguir resultados muito importantes e satisfatórios quando se combina os tratamentos, tornando as olheiras quase imperceptíveis.

Mais de Beleza