Top

Veja 7 ativos que prolongam a juventude da pele

Foto: Jonathan Knowles/Getty Images

É relativamente simples saber que tipos de produtos passar na sua pele, mas demasiadamente complexo escolher o produto certo, aquele que terá o efeito desejado. Uma vez que você saiba quais ingredientes são melhores para cada condição de pele, no entanto, as coisas podem se tornar menos nebulosas. Em meio a tantas informações conflitantes disponíveis sobre quais produtos, o melhor a fazer é entender que ingredientes tem respaldo científico para apostar. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“O uso da nanotecnologia para desenvolver cosmecêuticos eficazes, por exemplo, é um importante passo à frente, porque essas pequenas partículas são prontamente absorvidas pela pele e reparam os danos com facilidade e eficiência”, explica a dermatologista Dra. Mônica Aribi, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia e coordenadora do setor de cosmiatria do Hospital Ipiranga. 

Mas antes de entrarmos naqueles ingredientes que o máximo respaldo científico, uma dica: sem o protetor solar, usá-los será o mesmo que enxugar gelo. “O protetor solar é, sem dúvidas, o melhor creme antirrugas que existe. Independentemente do tipo de pele, quando pensamos em prevenção de câncer de pele e envelhecimento precoce, qualquer protetor FPS maior ou igual a 30, aplicado de maneira adequada, cumprirá bem seu papel”, acrescenta a Dra. Jaqueline Zmijevski, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Dito isso, vamos aos poderosos:

Antioxidantes

A primeira classe de produtos em que vale a pena apostar é formada por ativos antioxidantes, especialistas em combater os radicais livres – moléculas reativas que causam envelhecimento precoce. Dois grandes ativos com respaldo científico são: a vitamina C e a vitamina B3 (Niacinamida).

Vitamina C – Os antioxidantes são realmente poderosos para a pele. “A vitamina C utilizada como produto tópico estimula a atividade produtora de colágeno da derme e leva à melhora clínica da pele fotoenvelhecida. Dependendo da concentração, ela pode também tratar hiperpigmentações da pele. Ela uniformiza o tom de pele e tem duas ações importantes no clareamento: inibe a atividade da enzima tirosinase, responsável pela síntese de melanina; e tem efeito protetor da radiação UV, já que a fotoexposição gera espécies reativas de oxigênio, que desencadeiam a produção de pigmentos na pele. Prefira as fórmulas que visam manter a estabilidade da vitamina, já que o composto é quimicamente instável, perde rapidamente suas propriedades em contato com a luz, o oxigênio e o calor”, diz Mônica. 

“A partir dos 25 anos, além dos protetores solares comuns, podemos associá-los com ativos antirradicais livres. Estes vão auxiliar na manutenção de uma pele saudável, aliados ao efeito da proteção solar. Indico o uso de Ascorbosilane C®, uma vitamina C extremamente estável que é associada ao silício orgânico o que possibilita que o ativo permeie as camadas mais profundas da pele e tenha uma ação mais efetiva e com menor chance de oxidação deste ativo na superfície cutânea. Sua ação na pele tem efeito rejuvenescedor e antioxidante”, afirma Maria Eugênia Ayres, farmacêutica e gestora técnica da Biotec Dermocosméticos.

Niacinamida – Ainda falando sobre ingredientes que anulam os efeitos dos radicais livres, a vitamina B3 ou Niacinamida já foi destacada em vários estudos que reforçaram sua intensa atividade antioxidante, segundo a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Aplicada após algum dano, como o da radiação solar por exemplo, a Niacinamida aumenta o reparo do DNA e modula a reação inflamatória, com efeito calmante. A Niacinamida também é usada em cremes antimanchas e tem poder protetor contra a luz azul emitida por celulares e computadores, que piora as manchas do melasma”, completa a dermatologista. A vitamina B3 também está relacionada a uma melhora da hidratação cutânea.

Renovadores celulares

Além dos antioxidantes, existem também ingredientes renovadores. Eles são responsáveis por “trocar” a primeira camada da pele, trazendo células mais rejuvenescidas à superfície. Nesse quesito, os mais poderosos são os retinoides e os alfa-hidroxiácidos.

Retinoides – Padrão-ouro no rejuvenescimento domiciliar, os retinoides (retinol ou ácido retinoico) aumenta, a produção de colágeno, a expressão de glicosaminoglicanos e inibem a indução UV das enzimas de degradação do colágeno na pele fotoenvelhecida. “Sem ação clareadora direta, pode ser usado em tratamentos de hiperpigmentação como forma complementar de melhorar a renovação celular e eliminar as células pigmentadas da superfície”, conta Mônica. 

Alfa-hidroxiácidos – Eles são ácidos orgânicos com os compostos mais reconhecíveis nesta classe representados por ácido glicólico e ácido lático. “Eles modificam a renovação celular e estimulam a síntese de colágeno pelos fibroblastos. Além de tratar o envelhecimento, podem ser usados para diminuir a oleosidade e ajudar contra a acne”, explica Mônica. “O ácido glicólico, por exemplo, é um alfa-hidroxiácido (AHA) que tem ação esfoliante na pele, removendo células córneas, estimulando colágeno, reduzindo rugas e controlando a oleosidade”, explica.

Hidratantes

Ativos que mantêm a molécula de água aderida à pele ou que tem capacidade higroscópica (de absorver a umidade do ar) são recomendados para manter a pele jovem e são considerados ingredientes hidratantes. Os mais importantes são o ácido hialurônico e as ceramidas.

Ácido Hialurônico – Nossa pele precisa repor ácido hialurônico todos os dias em sua camada mais profunda, a derme, para ficar mais hidratada e protegida contra as agressões que a envelhecem. “Dermocosméticos com ácido hialurônico são usados para hidratação da pele e melhora do turgor e viço. As peles que mais se beneficiam com o uso de ácido hialurônico tópico são justamente as peles mais ressecadas e as mais maduras (que são naturalmente menos hidratadas). O ácido hialurônico pode ser comparado a uma esponja. Ele ‘puxa água’ da derme (camada mais profunda da pele) e armazena essa água, mantendo a pele bem hidratada”, diz Paola.

Ceramidas – Segundo a médica Paola, a ceramida é um dos componentes da barreira lipídica da pele. “Ela pode ser usada em hidratantes para reparar essa barreira e manter a umidade da pele”, explica a médica. Com o uso de cremes com ceramidas, a pele tende a ficar mais hidratada, suave e saudável.

Biomiméticos

Algumas poderosas substâncias agem imitando as funções das células da pele e repondo aminoácidos estruturais do tecido cutâneo. São os peptídeos.

Peptídeos – Mais novos no skincare, os peptídeos são fragmentos de cadeias de aminoácidos. “Alguns trabalhos recentes com moléculas indicam que eles podem estimular a síntese de colágeno”, diz a médica Dra. Mônica. Os peptídeos são tão bons que estão sendo inseridos até em procedimentos, como o HydraFacial, uma técnica de hidrodermoabrasão capaz de conferir a melhor pele da vida. “O HydraFacial promove melhora instantânea da qualidade da pele, auxiliando na  uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, viço, maciez e brilho da pele graças a patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️ presente nas ponteiras, que possui um design espiral exclusivo capaz de gerar um efeito de vórtice que, combinado a tecnologia de sucção a vácuo do equipamento, consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes”, explica a dermatologista Mônica Aribi. A experiência traz a solução antioxidante Antiox+, que conta com uma mistura de multipeptídeos e antioxidantes feita para reduzir o aparecimento de linhas finas e melhorar a hidratação e a elasticidade; além disso, pode ser personalizada com o booster Dermabuilder, rico em peptídeos capazes de reduzir linhas finas e melhorar a elasticidade da pele.

Por fim, a Dra. Mônica lembra que, quando bem orientado, o skincare pode contar com formulação específica que pode melhorar tanto os aspectos externos da pele, como também proteger sua saúde, textura e integridade, proporcionando hidratação, nutrição e fotoproteção.

Mais de Beleza