Felippe Vier – Foto: Riccardo Albanese
Muitas pessoas relacionam cuidados com a pele com estética. Mas, cada vez mais, tal crença é desmistificada. Isso porque cuidar da pele também é uma questão de saúde – e uma rotina simples pode evitar doenças e o envelhecimento precoce. Apesar de ser um mercado muito conhecido pelas mulheres, homens estão entrando de vez neste universo e investindo tempo para cuidar de si mesmos.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Felippe Vier, modelo brasileiro que faz temporada em Milão, resolveu compartilhar a sua rotina de skincare e deu dicas incríveis. Sua conexão com hábitos do tipo é intensa e ele já chegou a fazer colaborações com uma marca de cosméticos famosa na Itália.
A princípio, depois de lavar o rosto com um sabonete indicado para sua pele, o modelo começa pela barba. Passa água morna para abrir os poros e evitar foliculite – bolinhas vermelhas que aparecem, muitas vezes, após o barbear, por conta da inflamação do folículo piloso que faz parte do nosso pelo.
Depois, é a hora do creme de barbear para pele sensível, que ajuda na prevenção de foliculite. Usar sempre uma lâmina de barbear nova e não passá-la no sentido contrário ao crescimento do pelo são outras dicas que a Dra. Lara Fileti Arruda, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, recomenda.
Em seguida, Felippe faz a raspagem e, para finalizar, aplica um creme pós-barba, para evitar a irritação da pele. Depois disso, é hora de cuidar do resto do rosto. Felippe faz esfoliação duas vezes por semana para a renovação da pele. E o hidrante facial, quando passa? “Eu sempre aplico depois do banho. Porque quando tomamos banho com água quente, a nossa pele se resseca, principalmente a do rosto. Acho que este é o meu maior segredo”, revela Vier.
Continuando os cuidados, é a vez do ácido hialurônico. Ele atrasa o envelhecimento, além de minimizar as marcas de acne, ajudando na uniformização do rosto. Então, está na hora do indispensável protetor solar. O modelo gosta de usar produtos que tenham base, que deixam a pele uniforme e natural. “Nem dá para perceber”, conta.
Para finalizar a rotina nas manhãs, Vier usa um creme contra olheira, que previne o escurecimento da região. “Esta rotina de cuidados diários é rápida. São 10 minutos que você tira para cuidar de si mesmo”, diz o modelo.
Felippe Vier – Foto: Riccardo Albanese
Beleza masculina
Segundo pesquisa do Research & Markets, a seção de cosméticos e produtos de beleza voltada para homens chegou a US$ 69 bilhões em 2020 e as expectativas é que aumentem ainda mais. Mesmo longe dos lucros do segmento voltado para mulheres, trata-se de um aumento significativo e importante.
“Eu fico muito feliz com esta geração que está mais maleável em produtos masculinos. Normalmente são as mulheres que cuidam mais e os homens deixam de lado por não achar algo masculino de se fazer. E hoje em dia estão mais abertos em relação aos cuidados com a pele”, reflete o modelo.
“Desde os 15 anos eu cuido da minha pele. Tudo começou porque eu tinha muita acne e, por isso, entrei neste universo de cuidados. Até porque nessa idade eu já sabia que queria ser modelo. Mas mesmo se não seguisse neste universo, cuidaria da pele, porque é saúde. Às vezes, as pessoas vão mais neste sentido de estética. Mas a verdade é que estamos cuidando de nós mesmos”, continua.
Então, antes de dormir, o modelo volta com os cuidados com a pele. Primeiramente, lava o rosto, aplica novamente ácido hialurônico (que também possui outras vitaminas) e passa uma solução de vitamina C, que evita o envelhecimento precoce, corrige linhas de expressão e ajuda no clareamento de manchas, dando brilho.
“A vitamina C pode ser usada no rosto pela manhã, após lavá-lo e antes do protetor solar. Ela possui uma ação sinérgica com o protetor solar, potencializando a fotoproteção e também ajudando no combate aos danos da poluição. Não há nenhuma contraindicação de utilizá-la à noite, mas os benefícios usando-a de dia são maiores”, explica a dermatologista.
Por fim, depois de todos estes cuidados com cremes, sabonetes e vitaminas, Vier lembra de outro aliado importante: a água. “A hidratação da pele deve ser feita por dentro e por fora. Por fora, com uso de hidratantes e, por dentro, com a ingestão de água. Uma pele bem hidratada possui maior viço, brilho e elasticidade. Além de manter uma barreira cutânea saudável, o que a torna mais resistente a infecções e doenças alérgicas”, finaliza a médica.