Top

Dermatologista lista 5 causas para a queda de cabelo

Foto: Adrian Fernández/Unsplash

Atire a primeira pedra quem nunca passou a mão no cabelo e sentiu os fios mais ralos. A verdade é que mais de 50% das mulheres apresentarão queda de cabelo perceptível ao longo da vida. Sabe-se que o ciclo de cada fio é marcado por fases de crescimento, repouso e queda.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Cerca de 90% do nosso cabelo está em fase de crescimento. Depois de um curto período de repouso, em que para de crescer, o fio cai e, no seu lugar, um novo entra em fase de crescimento. Por isso, é normal que uma pessoa perca até cem fios todos os dias, sem risco de desenvolver calvície.

O problema é quando a queda é muito elevada. Nesses casos, é importante procurar um dermatologista, como explica a Dra. Mariana Rita Fernandes, que tem residência dermatológica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e curso de laser avançado em Harvard.

“São diversos fatores que podem causar a perda de cabelo. Porém, mais importante do que procurar produtos para melhorar essa situação, é se consultar com um dermatologista para diagnosticar a causa e indicar o melhor tratamento para atingir diretamente o problema”, pontua a médica.

Sabe-se que o passar dos anos aumenta as chances de queda de cabelo nas mulheres, tanto por conta do envelhecimento do bulbo capilar, quanto pelas alterações hormonais da menopausa. No entanto, existem outros fatores pouco falados que podem levar ao problema.

A seguir, a dermatologista esclarece as cinco causas para queda de cabelo.

Dermatite seborreica

É uma inflamação do couro cabeludo que é mais comum em pessoas geneticamente predispostas ou quando se cria hábitos ruins, como dormir com o cabelo molhado, que facilita a proliferação de fungos que inflamam a região. Para isso, iniciamos o tratamento dependendo do grau: em graus leves, xampus anticaspa irão controlar a inflamação. Em casos mais severos, há a necessidade de aplicar medicamentos no couro cabeludo.

Troca de método anticoncepcional

A troca do anticoncepcional também é uma causa comum de queda de cabelo. Não acontece em todas as mulheres, mas em muitas delas, pois o cabelo está acostumado a níveis mais altos de estrogênio e progesterona, e a parada da pílula provoca a queda do nível hormonal. Isso faz com que os fios que tinham sido estimulados e crescido, diminuam e caiam.

Estresse

O estresse também libera o hormônio cortisol, que altera o metabolismo do fio. Com isso, há uma diminuição do metabolismo do folículo piloso, fazendo com que o cabelo caia em pessoas predispostas.

Síndrome de ovários policísticos

Na síndrome de ovários policísticos há o aumento da produção de alguns hormônios masculinos, na mulher. Isso faz com que ocorra o afinamento do cabelo, principalmente em pessoas predispostas, sendo possível notar uma diminuição do volume capilar e, com o tempo, o couro cabeludo fica mais aparente.

Uso de hormônios masculinos (testosterona)

O uso de hormônios masculinos também é uma outra causa de afinamento e queda dos cabelos. Algumas pessoas que usam anabolizantes ou derivados de testosterona, acabam tendo um quadro de queda de cabelo e também de acne.

Mais de Beleza