Top

Qual a função de cada cosmético na ação pró-idade?

 

Foto: Divulgação

O envelhecimento extrínseco, segundo estudos, é responsável por 80% dos sinais visíveis de envelhecimento da pele e ele inclui – além da exposição aos raios UV e ao sol – a poluição, o tabagismo e a dieta, além de hábitos diários de cuidados com a pele. “Os produtos cosméticos devem proteger a pele e reforçar sua beleza e saúde. Muitas evoluções cosméticas e tecnológicas foram observadas, de forma que um passo importante foi dado por meio da associação de produtos cosméticos com ingredientes ativos para reduzir os danos e o envelhecimento da pele. O uso da nanotecnologia para desenvolver cosmecêuticos eficazes, por exemplo, é um importante passo à frente, porque essas pequenas partículas são prontamente absorvidas pela pele e reparam os danos com facilidade e eficiência. Eles podem ser usados para filtros solares para proteger a pele, cremes antienvelhecimento para combater os sinais da idade e hidratantes para manter a hidratação da pele”, explica a dermatologista Dra. Mônica Aribi, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Coordenadora do Setor de Cosmiatria do Hospital Ipiranga.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Mas afinal, esses cosméticos realmente funcionam?

Proteção solar – Segundo a médica, os produtos mais importantes utilizados para o cuidado da pele são os protetores solares (físicos ou químicos) devido à sua capacidade de prevenir o fotoenvelhecimento. “Um protetor solar é definido como o agente que protege a pele contra os danos causados pelos raios UV, queimaduras solares, rugas e alterações de pigmentação”, diz a médica. “O protetor solar é, sem dúvida, o melhor creme antirrugas que existe. Independentemente do tipo de pele, quando pensamos em prevenção de câncer de pele e envelhecimento precoce, qualquer protetor FPS maior ou igual a 30, aplicado de maneira adequada, cumprirá bem seu papel”, acrescenta a Dra. Jaqueline Zmijevski, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Antioxidantes – Outros produtos importantes para o cuidado da pele, segundo Mônica, são antioxidantes, como o resveratrol, o ácido ferúlico ou a vitamina C e E. “A vitamina C utilizada como produto tópico estimula a atividade produtora de colágeno da derme e leva à melhora clínica da pele fotoenvelhecida. Dependendo da concentração, ela pode também tratar hiperpigmentações da pele. Ela uniformiza o tom de pele e tem duas ações importantes no clareamento: inibe a atividade da enzima tirosinase, responsável pela síntese de melanina; e tem efeito protetor da radiação UV, já que a fotoexposição gera espécies reativas de oxigênio, que desencadeiam a produção de pigmentos na pele. Prefira as fórmulas que visam manter a estabilidade da vitamina, já que o composto é quimicamente instável, perde rapidamente suas propriedades em contato com a luz, o oxigênio e o calor”, diz.

“A partir dos 25 anos, além dos protetores solares comuns, podemos associá-los com ativos antirradicais livres. Estes vão auxiliar na manutenção de uma pele saudável, aliados ao efeito da proteção solar. Indico o uso de Ascorbosilane C®, uma vitamina C extremamente estável que é associada ao silício orgânico o que possibilita que o ativo permeie as camadas mais profundas da pele e tenha uma ação mais efetiva e com menor chance de oxidação deste ativo na superfície cutânea. Sua ação na pele tem efeito rejuvenescedor e antioxidante”, afirma Maria Eugênia Ayres, farmacêutica e gestora técnica da Biotec Dermocosméticos.

Retinol – Padrão-ouro no rejuvenescimento domiciliar, o retinol, um derivado da vitamina A, aumenta a produção de colágeno, a expressão de glicosaminoglicanos e inibe a indução UV das enzimas de degradação do colágeno na pele fotoenvelhecida. Sem ação clareadora direta, pode ser usado em tratamentos de hiperpigmentação como forma complementar de melhorar a renovação celular e eliminar as células pigmentadas da superfície, segundo Mônica. Nas farmácias de manipulação, também é possível encontrar alternativas, como o retinol natural Lanablue. “O ativo é um extrato de cianofíceas endêmicas (algas azul-esverdeadas), ricas em vitamina B, aminoácidos e pigmentos específicos. Na pele, atua como um retinol natural sobre a diferenciação dos queratinócitos, sem causar, no entanto, os efeitos adversos”,  explica Maria Eugênia.

Alfa-hidroxiácidos – Eles são ácidos orgânicos com os compostos mais reconhecíveis nesta classe representados por ácido glicólico e ácido lático. “Eles modificam a renovação celular e estimulam a síntese de colágeno pelos fibroblastos. Além de tratar o envelhecimento, podem ser usados para diminuir a oleosidade e ajudar contra a acne”, explica Mônica. “O ácido glicólico, por exemplo, é um alfa-hidroxiácido (AHA) que tem ação esfoliante na pele, removendo células córneas, estimulando colágeno, reduzindo rugas e controlando a oleosidade. Como a maioria dos alfa-hidroxiácidos, o ácido glicólico proporciona o estímulo da renovação celular, acelerando a eliminação de melanina acumulada nas camadas mais superficiais da pele (manchas), sendo assim o uso deste sabonete é coadjuvante no clareamento da pele manchada”, explica Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle.

Peptídeos – Mais novos no skincare, os peptídeos são fragmentos de cadeias de aminoácidos. “Alguns trabalhos recentes com moléculas indicam que eles podem estimular a síntese de colágeno”, diz a Dra. Mônica. Os peptídeos são tão bons que estão sendo inseridos até em procedimentos, como o HydraFacial, uma técnica de hidrodermoabrasão capaz de conferir a melhor pele da vida. “O HydraFacial promove melhora instantânea da qualidade da pele, auxiliando na  uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, viço, maciez e brilho da pele graças a patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️ presente nas ponteiras, que possui um design espiral exclusivo capaz de gerar um efeito de vórtice que, combinado a tecnologia de sucção a vácuo do equipamento, consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes”, explica Mônica Aribi.  A experiência traz a solução antioxidante Antiox+, que conta com uma mistura de multipeptídeos e antioxidantes feita para reduzir o aparecimento de linhas finas e melhorar a hidratação e a elasticidade; além disso, pode ser personalizada com o booster Dermabuilder, rico em peptídeos capazes de reduzir linhas finas e melhorar a elasticidade da pele.

Por fim, a Dra. Jaqueline lembra que os hábitos de vida também contam, principalmente com relação à alimentação. O excesso de doces e açúcares na dieta é maléfico para o tecido cutâneo. “De maneira geral, simples e bem didática, nós devemos maneirar no consumo dos três pós brancos: açúcar, farinha e sal. O açúcar e a farinha representam os carboidratos simples, com alto índice glicêmico. Eles são responsáveis pelo processo de glicação, em que as moléculas de açúcar e carboidratos se unem à proteína causando alteração das fibras de colágeno, refletindo em flacidez e em envelhecimento precoce. Já o sal quando consumido em excesso contribui para a retenção de líquido e aumento da pressão arterial que, juntos, aumentam o nosso estresse oxidativo e que contribui também para o envelhecimento precoce”, explica Jaqueline.

Mônica também enfatiza que, quando bem orientado, o skincare pode contar com formulação específica que pode melhorar tanto os aspectos externos da pele, como também proteger sua saúde, textura e integridade, proporcionando hidratação, nutrição e fotoproteção. “O uso diário de protetores solares é extremamente importante, porque a maioria dos danos causados pelo sol resulta da exposição diária e incidental aos raios ultravioleta. Esse é o antienvelhecimento mais importante e que está acima de todos”, finaliza.

Mais de Beleza