Top

Há como tratar as pálpebras sem cirurgia; veja como

Foto: Divulgação

“A região dos olhos é uma das partes mais delicadas do corpo:  a pele tem espessura mais fina, não possui proteção como as demais áreas do rosto e a movimentação dos músculos das pálpebras favorece a formação de rugas, flacidez  e “bolsas” ao redor dos olhos”, explica a dermatologista Larissa Oliveira, da clínica Les Peaux (RJ).

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A especialista destaca que alguns tratamentos dermatológicos têm o objetivo de rejuvenescer essa região e podem ser feitos sem cortes cirúrgicos, com tempo mínimo de recuperação. Dentre eles se destacam:

Toxina botulínica: esse tratamento consagrado na dermatologia atua reeducando a musculatura da região perioral. “Ao relaxar os músculos dessa região, é possível tratar as rugas dinâmicas (aquelas que só existem com a movimentação) e promover abertura do olhar e arqueamento das sobrancelhas”, explica. Está indicado a cada 4- 6 meses.

Laser fracionado: esse equipamento promove, além da renovação celular na região através da descamação, estímulo de colágeno e elastina por efeito térmico/aquecimento. “Isso permite melhorar a qualidade de pele, rugas finas e hidratação”, sinaliza a especialista.

Jato de plasma: outra novidade para região dos olhos é o jato de plasma de uso médico.  “Esta tecnologia proporciona uma contração imediata de colágeno e serve para estímulo de neo-colágeno, por meio do aquecimento (estímulo térmico), progressivamente, ao longo de seis meses, mantendo-se estável após este período”, indica a médica.

O procedimento é realizado com anestesia local, permitindo que o paciente retorne imediatamente a sua rotina de trabalho, sem cortes e sem sangramento. Em geral são indicados de 1-3 sessões com intervalos mensais. O tratamento é seguro e deve ser realizado com médico capacitado.

Ultrassom microfocado: atinge camadas mais profundas da pele e é recomendado em casos de flacidez das pálpebras. “Ele promove efeito lifting em pálpebras superiores, com efeito final ao longo de três meses, além de suavizar aspecto de bolsas e rugas finas nas pálpebras inferiores. O tratamento é recomendado 1 a 2x ao ano”, ressalta a especialista.

Fios – fios lisos podem ser usados nas pálpebras inferiores e superiores para estímulo de colágeno e elastina. “São bem indicados para tratamentos das rugas superficiais que a toxina botulínica sozinha não é capaz de tratar e para aumentar a densidade de derme em peles onde há flacidez. Fios de sustentação podem ser usados para tratar a ptose (queda) leve a moderada de pálpebras superiores, para melhorar o posicionamento das sobrancelhas e abertura do olhar”, orienta a médica. Em geral são indicados 1-2x ao ano.

Tratamentos combinados ou isolados?

A frequência de tratamentos ou a indicação de tratamentos isolados ou combinados depende do grau de flacidez da pele na região periocular, segundo a dermatologista.” Em geral após os 35-40 anos, com o decréscimo da produção de colágeno está indicado a combinação dos tratamentos para potencializar os resultados e postergar a intervenção cirúrgica convencional”, orienta Dra. Larissa.

Muito além da estética…

Dependendo do nível de flacidez da região, pode ser algo que prejudique a qualidade de vida da paciente, dificultando até mesmo o campo visual (o que irá depender da idade também). “Com a progressão da flacidez da pálpebra superior, a pele que sobra de forma excessiva prejudica a abertura das pálpebras e, consequentemente, o campo visual. Nesse estágio, a sobra de pele só poderá ser corrigida de forma cirúrgica”, orienta a dermatologista.

Mudanças imediatas?

E em quanto tempo será que é possível notar diferença no aspecto da pele da região, seja com um único tratamento ou combinação de procedimentos? “No caso da toxina botulínica o resultado já é visível em 10-15 dias. Em todos os outros tratamentos citados como alternativas, ocorre a produção de colágeno novo e para isso são necessários pelo menos 30 dias para resultados estéticos visíveis”, finaliza.

Mais de Beleza