Top

Especialistas dão dicas para quem sofre com olheira

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Sabe aquela cara de descansada, o olhar vivo de quem teve uma noite tranquila de sono?  Ela é objeto de desejo de 10 entre 10 mulheres que sofrem com as temidas olheiras. Para elas, nem muitas horas de descanso são capazes de clarear as “manchas”, apesar de surtir o efeito reverso quando o descanso é pouco, como pontua o angiologista Thiago Rocha.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“As olheiras vasculares são causadas por vasos que ficam escondidos nas pálpebras inferiores, abaixo dos olhos. Elas têm origem genética, porém, desidratação e noites mal dormidas podem agravar o caso”, afirma o médico.

Truques caseiros, como bolsas de água gelada, ou até gelo, e as clássicas rodelas de pepino nem sempre são suficientes para melhorar o aspecto da região, isso porque a pele local acaba sendo mais fina e translúcida, como sinaliza a dermatologista da Clínica Vanité, em São Paulo, Fernanda Porphirio.

“A coloração marrom arroxeada pode aparecer nesta região por causa de pigmento ou da hemoglobina que vem dos vasos e deixa uma coloração local. Lançamos mão de ativos antioxidantes, como vitamina C, que tem fator clareador, como uma forma de tratá-las”, explica Fernanda, especialista em Dermatologia e Estética pelo New York Cosmetic, Skin & Laser Surgery Center.

Vale ressaltar que é importante conversar com um dermatologista para ter o diagnóstico do tipo de olheira que você sofre, já que elas se dividem pelas que são marcadas por pigmentos de melanina e as que são por vasos sanguíneos abaixo dos olhos.

“A diferença entre elas é muito grande e o tratamento também se difere. O da parte dermatológica é mais voltado ao pigmento, porém, quando há a presença de vasos na pálpebra inferior, causados por questões genéticas, o angiologista é o profissional mais capacitado. Nesses casos, quando as olheiras são causadas pela questão vascular, usamos o laser ND Yag”, orienta Rocha.

Agora, se você acha que as olheiras aparecem apenas quando somos mais velhos por causa de noites mal dormidas, estresse e hábitos não saudáveis, a resposta é não. “Não existe idade certa para aparecerem. Em torno de 80% a 90% são por causas genéticas, sendo uma característica do corpo escrita no DNA da pessoa”, finaliza o angiologista.

Se você está em dúvida se as suas são vasculares ou por pigmentação, segue uma dica para diferenciá-las:

“Quando são vasculares, é um vaso roxo embaixo da pele. Quando são por melanina, são pigmentos que se acumulam nessa região abaixo do olho”, finaliza o médico.

Mais de Beleza