Top

Make: prazo de validade e empréstimo de produto devem ser itens de cuidado

Foto: Pixabay

Verdade seja dita, todo mundo tem, pelo menos, um produto de beleza vencido em seu nécessaire. Isso acontece, principalmente, quando é aquele que você tem um apego emocional, o seu queridinho, e quer usá-lo até a última gota.

SIGAO RG NO INSTAGRAM

No entanto, substâncias fora da validade podem ser prejudiciais para a pele e para a sua saúde, sem falar do uso em vão, pois muitos deixam de ter eficácia após o término desse prazo. Isso também vale para o produto após aberto, como pontua a dermatologista Michele Monteiro.

“A maioria pode ser usado de um a três anos depois de abertos, mas alguns duram seis meses ou menos. Um exemplo são os antioxidantes, que podem perder sua ação por oxidação. O ideal é sempre manter os frascos bem fechados e armazená-los em locais frescos, longe da luz”, orienta a especialista que é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Felizmente, a maioria vem com um símbolo que permite saber o tempo de uso após iniciado. Embora essas datas sejam ótimas referências, a forma como os armazenamos também influencia na vida útil, como já mencionado. Caso o frasco não contenha essas informações, ou você achar que a validade expirou prematuramente, Michele dá orientações úteis sobre o que pode ser feito com cada cosmético e dermocosmético, a seguir.

Qual o tempo de uso do rímel e os riscos de compartilhar esse produto com uma amiga?

Máscara de cílios depois de aberta é o ambiente perfeito para a proliferação de micro-organismos, portanto, esse produto não deve ser compartilhado e é ideal que o descarte seja feito após três meses de uso.

Bases e corretivos têm qual tempo útil?

Bases e corretivos duram mais tempo, de um a dois anos. No entanto, se a textura mudar, devem ser descartados antes disso. Vale ressaltar que usar produtos vencidos pode desencadear irritações, obstrução dos poros e/ou reações indesejadas à pele.

O que pode acontecer com os lábios quando usamos batons ou produtos para lábios fora da validade?

Os batons duram aproximadamente dois anos após abertos. A região dos lábios apresenta uma maior sensibilidade, podendo apresentar irritações com o uso de produtos vencidos.

Quando devemos substituir outros itens do make?

Blush, sombra ou pó têm validade média de dois anos após abertos, e devem ser armazenados em local fresco. Vale lembrar que qualquer produto fora da validade pode desencadear irritações no local em que for aplicado.

O que acontece quando fazemos isso com os dermocosméticos?

Além de causar irritações e reações de graus variados, o efeito proposto pelo dermocosméticos não será atingido. Uma dica é nunca usar o dedo para a aplicação deles e de maquiagens, isso aumenta a chance de proliferação de micro-organismos. Para isso, use a espátula que geralmente acompanham os produtos em pote.

Mais de Beleza