Top

Veja 5 cuidados que você deve ter com o cabelo no inverno

Foto: Pixabay

Você pode não perceber, mas os nossos hábitos diários mudam na estação mais fria do ano e isso influencia na saúde do cabelo. “Com a queda da temperatura, os banhos se tornam mais longos e quentes. O couro cabeludo, que é rico em glândulas sebáceas, tende a ficar ressecado pela alta temperatura da água, e o resultado é a descamação, coceira, e agravamento de condições prévias como a dermatite seborreica, que, por sua vez, favorece a queda capilar”, explica a Dra. Jaqueline Zmijevski, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Fellow em Tricologia pela Associação Médica Brasileira.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Além disso, nas grandes metrópoles, com a baixa umidade do ar (tempo seco) aliada à poluição, é comum os fios ficarem mais ressecados e sujeitos à quebra. “Isso acontece porque, nessas condições, os fios perdem mais água para o meio, assim como acontece com a pele, que também se apresenta mais ressecada”, diz a Jaqueline. Nesse período, é comum não gostar de ficar com o cabelo molhado, por isso o uso do secador se torna mais frequente. “Para evitar mais danos aos fios, o segredo é usarmos sempre um protetor térmico na extensão do cabelo. Também é importante manter a hidratação em dia, e para que esse momento seja mais agradável e rápido, vale apostar em ampolas ou máscaras hidratantes líquidas de uso no chuveiro”, diz a médica. 

Para passar ileso pelo período mais frio do ano, a médica dá algumas dicas:

Temperatura do chuveiro – Evitar água muito quente, pois ela retira a oleosidade natural da pele e do cabelo, provocando ressecamento. A temperatura deve ser no máximo de 35ºC a 40ºC, o que seria suficiente para embaçar apenas um pouco o espelho do box. “Se todo o espelho estiver embaçado, a áqua deve estar em excessivos 60ºC aproximadamente. Nessa temperatura, os danos acontecem aos fios e à pele”, conta a médica.

Uso de Secador de Cabelo – Como é mais frequente no inverno, deve-se utilizar mais longe do cabelo para remover o excesso de água e então, depois, modelar com escova. O uso de protetor térmico nos fios é fundamental, segundo a médica.

Hidratação do cabelo – Abuse de máscaras que contenham óleos vegetais (manteiga de Karité, manteiga de manga, óleo de argan, óleo de algodão, óleo de jojoba, óleo de coco), esses ativos ajudam a repor a “gordura boa” que perdemos com as lavagens, especialmente com água quente, e mantém as cutículas alinhadas, o que reduz o frizz. Assim, mantemos o cabelo nutrido e bonito ao longo do inverno.

Uso de condicionador e cremes sem enxágue – Aplique apenas na extensão dos fios aproveite para desembaraça-los utilizando os dedos ou escovas adequadas para o uso em cabelos molhados, depois, enxágue bem.

Beber muito líquido – Não devemos esquecer o consumo de água que, no frio, costuma ser menor. Além disso, é fundamental ter uma boa alimentação para o fornecimento de nutrientes que ajudam a deixar o cabelo mais saudável.

Por fim, a médica lembra que se você não está satisfeito com o aspecto do seu cabelo, procure orientação de um profissional especializado no assunto. Muitas alterações podem ser tratadas com procedimentos em consultório e com a prescrição médica. “E vale lembrar, um cuidado maior é sempre necessário para a reparação dos fios quimicamente tratados”, finaliza.

Mais de Beleza