Top

Entenda o processo conhecido como afinamento capilar

Foto: Pixabay

O elástico começa a dar mais voltas, fica mais difícil ajeitar o penteado e sempre que molha o cabelo, o couro cabeludo fica mais aparente. Esses podem ser sinais de que seus fios estão passando por processo conhecido como afinamento capilar. “O afinamento capilar é uma das manifestações da alopecia androgenética, também conhecida como calvície, e pode ser manifestar ainda na adolescência, quando os hormônios sexuais começam a ser produzidos. A testosterona é convertida em di-hidrotestosterona (DHT) pela ação de uma enzima chamada 5-alfa-redutase. A DHT, por sua vez, liga-se a receptores presentes nos folículos pilosos, levando às alterações responsáveis pela calvície nos indivíduos geneticamente predispostos: afinamento, miniaturização (fios menores) e diminuição na quantidade de fios por folículo”, explica a Dra. Jaqueline Zmijevski, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Fellow em Tricologia pela Associação Médica Brasileira (AMB).

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A especialista destaca que a característica principal da alopecia androgenética é a diminuição progressiva na produção dos fios, que vão sendo substituídos por fios cada vez mais finos e menores, podendo chegar à ausência de novos fios, culminando em áreas sem cabelo, literalmente calvas. “As mulheres também podem ser atingidas, apresentando um quadro de rarefação especialmente na risca central dos cabelos, que também se tornam menores e mais finos”, diz a Dra. Jaqueline.

Segundo a Dra. Jaqueline, o paciente pode suspeitar do problema ao perceber que seu cabelo está mais ralo, seu couro cabeludo está mais aparente, o cabelo está ficando oleoso mais rapidamente, e, no caso das mulheres em especial, o rabo de cavalo já não é mais o mesmo e o cabelo já não atinge o comprimento de sempre.

“Esse paciente deve buscar ajuda médica dermatológica para investigar o caso e fazer dermatoscopia do couro cabeludo, para confirmar ou excluir o diagnóstico. Na dúvida, o médico pode solicitar biópsia do couro cabeludo e exames laboratoriais, quando necessário”, diz a médica.

“Então, o tratamento pode ser iniciado. No caso da calvície, o tratamento se baseia no uso de medicamentos via oral, podendo associar técnicas em consultório como microagulhamento, MMP capilar, laser de baixa intensidade e lasers não ablativos, que funcionam formando canais para entrada de medicamentos diretamente no couro cabeludo”, finaliza.

Mais de Beleza