Top

Procedimento médico promove ganho e fortalecimento de massa muscular

Foto: Divulgação

Muito além da musculação e das salas de fisioterapia, existem equipamentos que podem ajudar em ganhos estéticos e funcionais para a perda de gordura e construção da massa magra. Uma novidade é o CMSlim, um tratamento que usa a tecnologia HI-EMT (Treinamento Eletromagnético Muscular de Alta Intensidade) para oferecer a possibilidade de ajudar o paciente no processo de hipertrofia (ganho de massa muscular), em sessões de apenas 30 minutos. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Enquanto o dispositivo executa mais de 20 mil abdominais ou agachamentos, é como se o paciente estivesse treinando, mas sem se sentir cansado ou com dor. A tecnologia passa por todas as camadas da pele e da gordura e estimula diretamente o músculo por meio de contrações contínuas e intensas. As contrações no tecido muscular geram uma resposta fisiológica de hipertrofia muscular e estímulo do tônus, além da queima de gordura”, afirma a Dra. Cláudia Merlo, médica especialista em dermatologia e cosmiatria pelo Instituto BWS. O tratamento também é indicado para aumento da performance de atletas e para recuperação de lesões e reabilitação física.

Dependendo do programa utilizado, o tratamento proporciona a reeducação das fibras musculares, promovendo a hipertrofia, a queima de gordura ou o estímulo muscular. “Essa tecnologia pode aumentar em aproximadamente 15% a espessura do músculo abdominal e promover uma redução média de 19% na camada de gordura subcutânea do abdômen”, diz Cláudia.

O procedimento é aplicado diretamente sobre a pele e o aplicador é preso a uma faixa que irá mantê-lo na região do tratamento. “Em seguida, é feita a seleção do programa, que pode ser queima de gordura, hipertrofia, força ou a combinação deles, como queimar gordura e ganhar massa muscular, ou ganhar massa e força muscular. Esse é um tratamento altamente individualizado e tudo depende dos objetivos e necessidades do paciente. O procedimento pode ser feito em diversas partes do corpo, como nos glúteos, no abdômen, nos braços, nos ombros, nos quadríceps, na parte posterior da coxa e nas panturrilhas”, explica a médica.

O tratamento simula um treino completo de academia, mas com muito mais intensidade. “Cada programa tem duração de 30 minutos e é dividido em diferentes etapas: alongamento, aquecimento, série de exercícios e relaxamento”, relata Cláudia. Um dos programas de treinamento do equipamento é semelhante ao HIIT (conhecido como Treinamento Intervalado de Alta Intensidade) e foi desenvolvido para que o organismo continue o gasto calórico por até 24 horas após o treino.

No geral, o protocolo é feito em oito sessões, duas vezes por semana, ou conforme orientação médica, após avaliação do paciente. Os primeiros resultados podem ser observados depois de três ou quatro sessões. “Pacientes com hábitos saudáveis, dieta equilibrada e alimentação rica em proteína apresentam melhores resultados”, destaca a médica.

A farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos, explica que é possível potencializar os resultados dos procedimentos de estímulo muscular e emagrecimento, por meio de suplementos orais. Dentre as substâncias, destaque para Bio-Arct®, Slim Green Coffee® e Modulip GC® que atuam para potencializar a perda de medida, enquanto Lipo P.A.® e In.Cell® otimizam o ganho muscular.

“O Bio-Arct® é uma biomassa marinha fonte de peptídeos, principalmente L-citrunilil-L-arginina, além de vitaminas, sais minerais, floridosídeos e taurina que, juntos, irão desempenhar um papel importante no metabolismo energético acelerando a velocidade com que o organismo oxida a gordura, com efeito termogênico, além de atuar na síntese de proteínas musculares. O Slim Green Coffee® é uma biomassa integral do grão do café verde que irá atuar na queima de gordura, além de diminuir a conversão de carboidratos em gordura reduzindo a sua deposição e contribuir para lipólise. Já o Modulip®, um glutrapeptídeo, possui uma ação na diminuição dos malefícios do cortisol nas terminações nervosas estabelecendo conexões neuronais e por essa ação, reequilibra a via bioquímica da lipólise no organismo contribuindo para a perda de gordura, incluindo a visceral que tem a sua formação relacionada com o aumento do cortisol”, diz a farmacêutica.

“No caso do ganho muscular, o Lipo P.A® é indicado por ser um ativo padronizado em ácido fosfatídico e fosfolipídeos, o que garante maior biodisponibilidade do ativo para atuar na mTOR, uma das principais proteínas de sinalização metabólica relacionada ao anabolismo muscular. Quando associado ao In Cell®, ingrediente funcional preparado a partir da gema do ovo rico aminoácidos essências, irá promover um auxílio no anabolismo proteico muscular já que os aminoácidos essenciais são necessários para produzir proteína muscular”, conta Patrícia. “Os ativos podem ser ingeridos na forma de cápsulas, manipulados em uma farmácia de manipulação, 30 dias antes do procedimento e poderão ser mantidos pelo tempo que o médico ou profissional de saúde habilitado achar necessário para otimizar o sucesso do procedimento e a qualidade de vida do paciente”, finaliza a farmacêutica.

Mais de Beleza