Top

Saiba como lidar com alterações corporais que tendem a piorar no inverno

Foto: Anna Shvets/Pexels

Engana-se quem acredita que, por estar sob camadas e mais camadas de roupas, o corpo está protegido durante o inverno. “A pele do corpo também sofre com a ação dos agressores externos, como o frio e o clima seco. E, como muitas pessoas acabam esquecendo de cuidar do corpo durante o inverno, principalmente com relação a hidratação, é comum que essa região acabe sofrendo com ressecamento e descamação”, explica Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

E essa falta de cuidados com o corpo só é agravada por uma série de outros maus hábitos comuns no inverno, como a diminuição da disposição para praticar exercícios físicos e o aumento do consumo de alimentos calóricos, principalmente ricos em açúcares e gorduras. “Para se manter aquecido no frio, o organismo gasta mais energia, então o metabolismo tende a ficar mais acelerado e a alimentação é fundamental para repor essas calorias despendidas. E o grande desejo durante o inverno, para compensar essa perda calórica natural, é o consumo de alimentos hiperpalatáveis, que tendem a ser mais saborosos por serem ricos em gordura, sódio, açúcar e carboidratos”, afirma a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia.

Dessa forma, quando o inverno chega ao fim e está na hora de guardar o conjunto de moletom no armário mais uma vez, acabamos nos deparando com alterações como gordura localizada, estrias, celulite e flacidez. Felizmente, cosméticos, suplementos e procedimentos em consultório são grandes aliados para manter a saúde do corpo em dia e prevenir e combater essas alterações. Veja a seguir dicas dos especialistas:

Flacidez

O aumento do consumo de alimentos calóricos no inverno, especialmente aqueles ricos em açúcares, pode levar a um processo conhecido como glicação, que está diretamente relacionada ao surgimento de flacidez. “Figurando como um dos maiores vilões da nossa pele, a glicação é um processo em que o açúcar, devido ao consumo excessivo, liga-se às fibras de colágeno, endurecendo, alterando e destruindo sua estrutura. E como o colágeno é responsável por sustentar o tecido cutâneo e as moléculas de água em seu interior, tornando assim a pele mais firme e hidratada, a danificação dessas fibras pela glicação pode favorecer o surgimento e a piora da flacidez da pele”, diz Ludmila.

Em casa: cuidar da alimentação é um passo importante para combater o processo de glicação. “E não é só o doce. O açúcar também está em outros alimentos como os carboidratos”, ressalta a cosmiatra. É interessante ainda associar a alimentação adequada com a suplementação de ativos que atuem contra a glicação sistêmica, como o Glycoxil. “O Glycoxil possui ação antiglicante por impedir a união da proteína com a molécula de glicose; desglicante por promover a separação da glicose deixando a proteína livre; e antiglicoxidante por impedir a formação dos AGEs e sua oxidação”, explica a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos.

Mas é importante também atuar contra a glicação diretamente na pele com cosméticos com propriedade antioxidante e antiglicantes. “Ao usar um dermocosmético com ação antioxidante e antiglicante, é possível tratar a funcionalidade da pele, reforçando sua estrutura interna para a proteção do colágeno”, afirma Ludmila. No entanto, quem já sofre com a pele flácida pode apostar nos cosméticos com ação firmadora e efeito lifting, propriedades proporcionadas por ativos como o DMAE. “O DMAE na concentração de 10% é capaz de promover contração da musculatura da região, com aumento do tônus e consequente efeito lifting imediato. É interessante ainda que esse ingrediente esteja associado a ativos que promovam efeito firmador de curta e longa duração, como é o caso do Raffermine, que promove proteção das fibras de elastina e reorganização o colágeno”, destaca a especialista.

No consultório: uma das grandes novidades em tratamentos para a flacidez corporal é o ultrassom ultrafocado Atria, única tecnologia a associar scanner de ultrassom com a caneta ultrassônica para gerar dois tipos de efeito térmico com um novo formato de entrega de coagulação radial intermitente, permitindo tratar a flacidez corporal de maneira mais rápida, com máxima eficiência e muito menos dor.

“A vantagem é que os estímulos são diferentes. Enquanto com o scanner temos um ponto de coagulação esférico e localizado, com alta temperatura, a caneta gera um efeito térmico em forma de elipse, difuso e com temperatura menor. As coagulações geradas são responsáveis por produzir o chamado skin tightening, quando a pele contrai, ideal para os tratamentos de flacidez de pele”, afirma o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “E, nesse tipo de coagulação, a energia do ultrassom é entregue de forma pulsada e não contínua, dessa forma os níveis de dor despencam”, completa.

Gordura localizada

Sem praticar exercícios e consumindo mais calorias, é comum ganharmos alguns quilinhos no inverno, principalmente em áreas em que já temos certa quantidade gordura acumulada. “E o problema com a tão temida gordura localizada é que, em muitos casos, mesmo uma dieta adequada e a prática de exercícios físicos em dia não são capazes de eliminá-la”, explica Ludmila.

Em casa: a cosmiatra recomenda a utilização de cosméticos que sejam capazes de penetrar profundamente na pele para promover lipólise, isto é, a quebra das células de gordura, através de ativos como a cafeína. “É especialmente interessante que a cafeína esteja associada a moléculas de Silanol para que consiga penetrar profundamente na pele e assim promover a quebra e queima das células de gordura com consequente redução de medidas, além de estimular o colágeno e a elastina para melhorar a firmeza da pele”, diz a especialista.

A redução da gordura localizada ainda pode ser potencializada através da suplementação. “Ativos como o Modulip e Slim Green Coffee ajudam no processo de lipólise das outras células de gordura do tecido subcutâneo, melhorando o contorno corporal. O primeiro tem ação no controle da secreção do cortisol em períodos de estresse, diminuindo o acúmulo de gordura localizada na região abdominal, enquanto Slim Green Coffee melhora a sensação de saciedade”, afirma a nutricionista Luisa Wolpe Simas, consultora de nutrição integrada da Biotec Dermocosméticos.

No consultório: para potencializar a eliminação da gordura, é possível investir em uma nova classe de equipamentos que utilizam a tecnologia Hifem (High-Intensity Focused Electromagnetic) para simular exercícios físicos intensos realizados durante os treinos, como é o caso do T Sculptor. “O T Sculptor é uma tecnologia não invasiva que ao entrar em contato com a pele gera campo eletromagnético focado de alta intensidade capaz de estimular o músculo por meio de contrações contínuas e intensas. São cerca de 36 mil contrações em cada sessão de 30 minutos, proporcionando assim hipertrofia muscular com consequente aumento do volume da musculatura, redução de gordura devido a ampliação do gasto calórico e, dependendo do protocolo realizado, até mesmo aumento da força muscular”, explica Salomão Jr.

Estrias

O ganho rápido de peso comum no inverno pode favorecer o surgimento de uma outra alteração, principalmente em peles que não estão sendo devidamente cuidadas: as estrias. “Ganhar medidas de maneira muito rápida faz com que as fibras elásticas da pele não consigam acompanhar o estiramento do tecido cutâneo e acabem se rompendo, o que leva ao aparecimento de estrias em regiões como abdômen, seios, coxas, braços e glúteos. Inicialmente, essas estrias são vermelhas devido ao sangramento causado pelo rompimento dessas fibras, mas, após o processo de cicatrização, adquirem aquela coloração branca característica”, explica Ludmila.

Em casa: a especialista ressalta que a melhor maneira de lidar com as estrias é preveni-las, o que pode feito através do uso de cosméticos hidratantes que sejam capazes de regenerar a pele, estimulando a produção de colágeno e mantendo sua elasticidade para evitar o rompimento dessas fibras. “Aposte em produtos formulados com ativos como o Nano Rose Hips, que traz nanopartículas de óleo de Rosa Mosqueta encapsulado para auxiliar na formação da estrutura celular da epiderme e conferir flexibilidade ao tecido, e Hydroxyprolisilane CN, capaz de promover regeneração tecidual e estimular a produção e a reorganização das fibras de colágeno, assim melhorando a qualidade e a elasticidade da pele”, destaca a especialista.

No consultório: para o tratamento de estrias, é possível apostar no protocolo conhecido como ReSkin Marks, que combina a aplicação de bioestimuladores de colágeno com a realização de microagulhamento. “Enquanto os bioestimuladores de colágeno geram uma inflamação que estimula a produção das fibras de colágeno, o microagulhamento consiste em microagulhas que penetram profundamente na pele, alcançando as camadas mais profundas para potencializar a produção de colágeno e reconstruir as fibras rompidas. Dessa forma, temos um superestímulo da produção de colágeno para melhorar a aparência das estrias”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que recomenda que o tratamento seja realizado assim que as estrias surgirem, pois, quanto mais cedo for iniciado, melhor será o resultado.

Celulite

O ganho de peso associado à diminuição da qualidade das fibras de colágeno pela má alimentação do inverno também predispõe ao surgimento de celulite, principalmente em pessoas que já possuem tendência genética a desenvolver a alteração. “Comum principalmente em mulheres com sobrepeso, a celulite é uma inflamação do tecido adiposo, com as células gordurosas apresentando excesso de gordura em seu interior e deformidade da parede, o que leva o surgimento de irregularidades na superfície da pele. Além disso, a alteração também está relacionada com a diminuição das fibras de colágeno, que passam a não conseguir mais sustentar o tecido de gordura da maneira adequada”, destaca Ludmila.

Em casa: para o tratamento da celulite, Ludmila recomenda o uso de cosméticos que promovam redução da gordura ao mesmo em que melhoram a firmeza da pele. “Para isso, procure por produtos formulados com ativos como Aminoácidos, que estimulam a produção das fibras de colágeno e elastina, Pro Sveltyl, que melhora a celulite e a firmeza e a elasticidade da pele, e BIOEX Antilipemico, um complexo de extratos vegetais que ativam a microcirculação, promovendo ação descongestionante, anti-inflamatória, vasoconstritora e estimulante metabólica”, explica a cosmiatra.

“Podemos destacar ativos como o FC Oral, que possui ação anti-inflamatória para melhora da celulite, e o Bio-Arct, que atua no combate ao processo diminuição da oxigenação tecidual causado pela celulite, pois promove a vasodilatação e melhora a oxigenação dos tecidos para reduzir o aspecto de casca de laranja”, diz Luisa Wolpe Simas.

No consultório: a radiofrequência e a drenagem linfática são excelentes opções para tratar celulites de grau 1, que surge apenas quando a pele é comprimida, e 2, em que pequenas ondulações aparecem espontaneamente na pele. “Enquanto a radiofrequência é capaz de promover a eliminação das células de gordura que causam a celulite, a drenagem linfática consegue eliminar as toxinas e o líquido em excesso que se acumulam entre as células de gordura para melhorar o aspecto da celulite”, destaca a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “Já em casos mais graves, como a celulite de grau 3, em que os nódulos da celulite são claramente perceptíveis, pode ser necessário romper cirurgicamente as traves fibrosas que formam a celulite e até mesmo realizar microenxertos de gordura para preencher as depressões”, afirma a médica.

Por fim, Beatriz ressalta que, para potencializar e prolongar os resultados de qualquer tipo de tratamento, é fundamental associá-los a bons hábitos de vida. “Por exemplo, é fundamental adotar uma alimentação balanceada, diminuindo o consumo de açúcares, gorduras e produtos industrializados. Procure também realizar, no mínimo, 150 minutos por semana de exercícios físicos de intensidade moderada, mas qualquer atividade já pode trazer benefícios, como aumentar o número de passos por dia e subir escadas. Além disso, pare de fumar, diminua o consumo de bebidas alcóolicas, durma bem e controle o estresse”, finaliza a cirurgiã.

Mais de Beleza