Top

Conheça os sete itens que prejudicam a pele

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

É de conhecimento geral que o sol é um dos grandes vilões da pele. Mas engana-se quem acredita que o sol é o único responsável pelo aparecimento dos sinais. Uma série de outros agressores da pele também contribuem para o surgimento precoce de rugas, linhas, manchas e flacidez. Curiosamente, todos esses fatores, assim como o sol (Sun), começam, em inglês, com a letra S: Sugar (açúcar), Smoking (cigarro), Stress (estresse), Sleep (sono), Skin Care (cuidados com a pele) e Second (segundos, isto é, o envelhecimento que ocorre naturalmente a cada momento). Juntos, esses fatores formam um time de vilões da pele conhecidos como os Seven Skin Ages. “Os ‘7S’s’ são os principais causadores do envelhecimento biológico, que afeta todas as células do nosso organismo, do cérebro, das artérias, do pulmão, do intestino. Mas, como a pele é um órgão que está exposto ao meio, é natural que sofra mais com os danos causados por esses agressores externos. Cada um desses S, do sun ao second, vão repercutir diretamente na aparência, prejudicando a hidratação e favorecendo o surgimento de sinais da idade como manchas, rugas e flacidez”, explica a dermatologista Dra. Sandra Tagliolatto, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. 

Mas, é claro, uma pele envelhecida tem por trás um organismo também envelhecido. Por isso, é importante atuarmos na modulação do envelhecimento biológico por meio da adoção de certas estratégias relacionadas ao nosso estilo de vida que vão beneficiar o organismo como um todo. “Essas estratégias para a modulação do envelhecimento biológico são importantes, inclusive, para garantir a eficácia dos tratamentos estéticos, pois não adianta realizar, por exemplo, um laser para recuperar toda a flacidez, rugas e textura em uma pele com as células muito envelhecidas, mal nutridas e mal hidratadas. É importante entender o organismo como um todo e renovar essas células para que elas respondam bem ao tratamento”, destaca a médica.

Mas, afinal, que estratégias são essas? Segundo Sandra, essas estratégias consistem, principalmente, na adoção de simples mudanças nos nossos hábitos diários que vão repercutir tanto na nossa saúde, quanto na nossa estética, melhorando a qualidade de vida e a aparência. “É fundamental, por exemplo, investir em uma alimentação mais balanceada, com consumo de alimentos com menor teor inflamatório, e praticar atividades físicas regularmente. O sono é outro pilar de grande importância, pois um sono de qualidade, com ciclos completos, é mais restaurador. É indispensável ainda controlar o estresse e evitar maus hábitos, como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool”, afirma a dermatologista, que ainda ressalta a importância do uso de formulações tópicas e orais para o tratamento do organismo como um todo. Mas essas formulações devem ser especificamente pensadas para atuar sobre os diferentes danos causados pelos ‘7S’s’ do envelhecimento.

Sugar – Por ter ação sistêmica, com efeitos mais rápidos, o tratamento oral é a melhor maneira de combater os efeitos causados pelo consumo excessivo de açúcar, que, além de problemas como obesidade e diabetes, pode levar também ao envelhecimento precoce da pele por um processo denominado de glicação. “A glicação é um processo em que a glicose do açúcar que fica solta no sangue liga-se as proteínas da pele, formando os AGEs: produtos finais de glicação avançada. Esses AGEs causam uma desordem tecidual, levando à perda da elasticidade da pele, formação de rugas, menor capacidade de cicatrização e aceleração do envelhecimento”, alerta a farmacêutica Maria Eugenia Ayres, gestora técnica da Biotec Dermocosméticos, que, para combater o problema, sugere a suplementação oral de Glycoxil combinado a ativos como Exsynutriment, vitamina C, Cromo Picolinato e Zinco, Cobre e Vanádio quelados. “O Glycoxil é uma carcinina que tem ação antiglicante, deglicante e antiglicoxidante, assim restringindo a produção dos AGEs, além de proteger as proteínas estruturais do cabelo e da pele do processo de glicação. O Exsynutriment também atua sobre as fibras de colágeno e elastina, reestruturando aquelas proteínas que foram danificadas pelo excesso de açúcar, com consequente reestruturação e firmeza da pele”, explica a farmacêutica. “Já a vitamina C tem ação antioxidante e age na formação e na estabilização do colágeno, tornando essas fibras mais resistentes. Por fim, o Cromo Picolinato, o Zinco, o Cromo e o Vanádio atuam no metabolismo de insulina, hormônio produzido pelo corpo para transportar o açúcar pelo sangue e convertê-lo em energia”, destaca a especialista.

Skincare – Maria Eugênia explica que uma fórmula tópica para os cuidados diários com a pele deve ter três ações principais: “Hidratação para manter a barreira da pele íntegra; proteção 360º para combater os danos causados pela radiação solar, luz visível e poluição; e reparação para combater os danos dos radicas livres”, enumera. Uma fórmula que associa Alistin, Superox-C, Hyaxel, Algisium C e Skinectura consegue atender todos esses requisitos, com benefícios adicionais. “Enquanto o Hyaxel é um ácido hialurônico fracionado vetorizado pelo silício orgânico capaz de acelerar a renovação da pele e potencializar a produção natural de ácido hialurônico, assim conferindo hidratação e ação preenchedora de rugas, o Alistin é um peptídeo com ação antioxidante, antiglicante e desglicante e triplo poder de proteção da pele, agindo na membrana celular, nas proteínas e no DNA. Já o Superox-C é um extrato de ameixa de Kakadu, considerada a maior fonte do mundo de vitamina C, possuindo assim grande quantidade de antioxidantes e polifenóis para reforçar a defesa contra o estresse oxidativo, além de estimular a produção de colágeno e ácido hialurônico”, aponta a farmacêutica. “O Algisium C, por sua vez, é uma excelente maneira de repor topicamente o Silício Orgânico, que tem o objetivo de ajudar na produção das fibras de elastina e colágeno. Além disso, o ativo promove hidratação, melhora a textura do tecido cutâneo e proporciona efeito lifting. Por fim, o Skinectura é um néctar de flores que restaura a arquitetura da pele através do estímulo da produção da proteína Tenascina-X, assim reduzindo a aparência das rugas em 1 hora e melhorando a flacidez da pele com o uso contínuo.”

Smoke – De acordo com a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos, a suplementação oral com Glycoxil e vitamina C é a melhor maneira de combater os efeitos do cigarro na pele, visto que os fumantes, mesmo os passivos, inalam substâncias tóxicas que promovem um aumento na concentração de radicais livres e AGEs no organismo, além de contribuírem para uma redução do sistema antioxidante. “Nesse contexto, a combinação entre o Glycoxil e a vitamina C é interessante por proporcionar uma poderosa ação antioxidante, neutralizando os radicais livres, inibindo a formação dos AGEs, reduzindo o estresse oxidativo e os danos celulares causados pelo cigarro”, explica a especialista.

Stress – No combate aos danos causados pelo estresse, a melhor estratégia é combinar a suplementação oral aos cuidados tópicos, que se complementam para potencializar o tratamento. “Pesquisas recentes demonstram a existência de uma conexão entre o cérebro e a pele, que não é apenas um órgão de percepção do estresse, mas também um alvo desses danos. Então, no tratamento oral, o Modulip GC é o grande destaque por ser um ativo neuroprotetor que apresenta efeito modulador do cortisol, reduzindo os níveis do hormônio do estresse e, logo, atuando como um coadjuvante no tratamento de patologias dermatológicas relacionadas ao estresse, como melasma, queda capilar, acne, psoríase e vitiligo”, diz Maria Eugênia, que ainda destaca que, no combate ao estresse, o Modulip GC pode ser associado a ingredientes como a L-Teanina, que é capaz de atuar como um agente relaxante sem sedação, e o Magnésio, que atua na transmissão nervosa e na condução neuromuscular para conferir ação protetora. “Já no tratamento tópico, uma formulação eficaz combina Hyaxel com Pro Barrier Repair. Enquanto o Pro Barrier Repair é um bioativo natural que age no restabelecimento e fortalecimento da barreira da pele, o Hyaxel trabalha a nível epidérmico para diminuir os impactos do cortisol na pele, além de melhorar a hidratação, a renovação celular e a produção natural de ácido hialurônico”, completa.

Second – Envelhecer é algo natural. Todos os dias envelhecemos um pouco. No entanto, é importante controlarmos as alterações metabólicas e bioquímicas que ocorrem nesse processo, minimizando o impacto que os agentes externos têm sobre o envelhecimento celular através de uma fórmula que associe ativos bioenergéticos, anti-inflamatórios e antioxidantes como Bio-Arct, Coenzima Q10,  Desmovit,  vitamina C, vitamina E  “Com o envelhecimento ocorre, por exemplo, um acúmulo de proteínas, lipídeos, carboidratos e DNA oxidados pelas ações dos radicais livres, principalmente quando há declínio do metabolismo mitocondrial de energia celular (ATP),. É nesse sentido que o Bio-Arct atua, promovendo a biogênese mitocondrial e, consequentemente, um maior aporte de energia”, explica Patrícia França. “Já quando associamos Desmovit, vitamina C e vitamina E conseguimos melhorar o sistema antioxidante do organismo, minimizando o estresse oxidativo e a inflamação”, destaca a farmacêutica, que ainda comenta que a Coenzima Q10 atua tanto como uma substância antioxidante, quanto no processo de formação de ATP, sendo então um nutriente essencial para diversas funções do metabolismo humano.

Sleep – Segundo Maria Eugênia, a suplementação oral com o objetivo de combater os danos causados por esse marcador do envelhecimento deve ser capaz tanto de melhorar a qualidade do sono, quanto de proteger dos efeitos da falta de sono, que pode levar, por exemplo, ao aumento do estresse e da ansiedade. Nesse sentido, a combinação entre Melatonina, Modulip GC e LIPO OS 20 é ideal. “Conhecida como hormônio do sono, a melatonina ajuda o cérebro a promover o início do ciclo de sono e regular o despertar, enquanto o Modulip GC é um neuroprotetor que, além de proteger as terminações nervosas e a rede neuronal, auxilia na diminuição do estresse e da insônia. Então, juntos, esses ativos modulam o ciclo circadiano, assim melhorando a qualidade do sono”, diz a gestora técnica da Biotec Dermocosméticos. “O Lipo OS 20, por sua vez, auxilia na fluidez da membrana neuronal, tornando essa barreira mais resistente, melhora a cognição e aumenta os níveis do fator de crescimento neuronal NGF, que são reduzidos em situações de estresse, assim atuando na proteção e combate dos efeitos da falta de sono.”

Sun – Contra o sol, a fotoproteção é uma estratégia indispensável. “O uso diário de protetor solar é fundamental para proteger a pele dos efeitos da radiação ultravioleta emitida pelo sol. Mas, para isso, é importante que o produto contenha, no mínimo, um fator de proteção solar (FPS) de 30 e PPD 10. Mas é interessante combinar o protetor solar ao uso de uma fórmula tópica que associe Alistin, Superox-C, OTZ 10 e ProShield MDC para potencializar a proteção contra a radiação ultravioleta, combater os radicais livres gerados pela exposição solar e reduzir os danos provenientes de outros agressores, como a poluição, a radiação infravermelha e a luz visível. “O ProShield MDC, por exemplo, age como um fotoprotetor urbano, conferindo à pele um escudo contra a poluição, a luz visível e as radiações UVA, UVB e UVC, além de apresentar potente ação antioxidante. Essa ação antioxidante ainda é potencializada pela associação com o Alistin, que possui efeito antiglicante e inibidor do estresse oxidativo, e com o OTZ 10, que é capaz de penetrar até a camada mais profunda da pele para neutralizar os radicais livres e combater a degradação das fibras de colágeno e elastina, além de formar, durante esse processo, um aminoácido chamado de pro-taurina, que complementa a ação dos filtros solares e oferece proteção ao DNA”, diz Maria Eugenia. “Por ser proveniente da fruta com a maior quantidade de Vitamina C do mundo, o Superox-C, por sua vez, possui atividade antioxidante duradoura, sendo capaz de reforçar o sistema de defesa contra o estresse oxidativo e inibir o ataque dos radicais livres, além de preservar a integridade das proteínas da derme e estimular a produção de colágeno e ácido hialurônico, combatendo o envelhecimento e promovendo melhora da firmeza, sustentação e luminosidade da pele”, completa a gestora técnica da Biotec Dermocosméticos.

Além da adoção de hábitos saudáveis e das fórmulas personalizadas para combater cada S do envelhecimento, é possível ainda apostar em procedimentos que, ao invés de focarem apenas na melhora da aparência da pele, promovem tratamento global da saúde do tecido cutâneo, conceito conhecido como Beauty Health. É o caso do HydraFacial. “O procedimento HydraFacial é uma experiência única, feita com um equipamento de hidrodermoabrasão, que é realizado em (pelo menos) 30 minutos, com (pelo menos) 3 etapas, suficientes para conferir a melhor pele da sua vida”, afirma a dermatologista Dra. Ana Macedo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, que explica que o equipamento conta com a exclusiva e patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️, que gera um efeito de vórtice para expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto confere hidratação, o que é o principal ponto para diferenciar a experiência de uma microdermoabrasão ou limpeza de pele – que cutuca, lesiona e faz a pele arder. “Hydrafacial, pelo contrário, não machuca, não resseca, não tem tempo de inatividade. É um procedimento completamente indolor, que garante uma pele mais saudável, hidratada, com mais viço e um toque macio e suave”, finaliza a médica

Mais de Beleza