Top

Melatonina: como o hormônio do sono afeta a saúde e a beleza

Foto: Divulgação/Istock

Conhecida popularmente como “hormônio do sono”, a melatonina tem ganhado cada vez mais a atenção de pesquisadores e cientistas acerca dos seus benefícios à saúde – e, agora, também ganha a atenção no cenário do mundo da beleza. Afinal, não é à toa quando dizem que ter boas noites de sono faz toda a diferença na nossa aparência e também para a nossa saúde. Antes suplementada por via oral no organismo quando em falta, agora a melatonina é usada também em cremes para a pele e loções capilares.

Mas o que é a melatonina?

A melatonina é produzida de maneira totalmente natural pelo corpo humano pela glândula pineal, que se localiza no centro do cérebro, durante o anoitecer. Isso faz com que o cérebro entenda que a hora de dormir está chegando, e, ao adormecer, a produção do hormônio atinge o seu pico. Ao acordar, porém, com o retorno da luz solar, a glândula pineal tem uma redução considerável de melatonina, e o corpo sabe que é o momento de acordar.

A principal função do hormônio é a regulação do sono, o que influencia no funcionamento do metabolismo, mas os benefícios de manter a produção regular de melatonina também ajudam a prevenir o envelhecimento das células e ajudam no combate às inflamações do corpo. Na prática, a melatonina ajuda a manter a beleza, pois evita o envelhecimento da pele e também auxilia no controle da queda de cabelo, e, conforme a sua melatonina estiver regulada, há também um controle da grelina e leptina, que dão sensação de saciedade.

A melatonina no skincare

Os cuidados com a pele e o corpo, portanto, precisam da melatonina para que deem certo. Antes dependentes apenas da suplementação da melatonina ou da regulação do sono, hoje é possível encontrar produtos que contêm o hormônio como um ativo de cremes, xampus e loções.

O foco dos produtos também é na ação antioxidante da melatonina, pois reparam danos às células e podem auxiliar inclusive no tratamento de melasma, que são manchas que aparecem na pele. Inclusive, um estudo publicado no “British Journal of Dermatology” mostrou que a melatonina, quando combinada com vitaminas C e E, por exemplo, eleva a ação fotoprotetora, sendo ideal para manter os cuidados com a beleza da pele.

Mais de Beleza