Top

Tutorial da pele negra: dermatologista dá dicas para skincare

Foto: Divulgação

Você sabia que a pele negra tem características singulares? Textura oleosa no rosto e mais ressecada em outras partes do corpo são algumas de suas particularidades. Pela produção de melanina, por exemplo, ela mancha com facilidade por qualquer ponto inflamatório, como acne, arranhões e picadas de insetos, e isso acaba pigmentando-a.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Para os dias mais frios, principalmente no inverno, vale a pena redobrar os cuidados dentro de casa, como sinaliza a dermatologista Mariana Rita Fernandes.

“A pele do corpo, principalmente, fica ressecada nesta estação. Por isso, a dica é aplicar hidrantes a base de ureia, ceramidas, manteiga de karité e ácido hialurônico, por exemplo. Uma dica é lançar mão do creme logo após o banho, pois ajuda na penetração dos ativos”, pontua a médica que tem residência dermatológica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e curso de laser avançado em Harvard.

É importante que os cuidados com o filtro solar sejam os mesmos para qualquer tipo de pele, já que todas precisam se proteger dos raios UV que causam o fotoenvelhecimento e, consequentemente, risco aumentado para o câncer. Vale destacar que quanto maior a quantidade de melanina, mais a derme se predispõe a manchas, caso não haja fotoproteção adequada. “Se isso acontecer, não deixe de apostar em lasers, peelings químicos e clareadores de uso domiciliar prescritos pelo seu dermatologista”, orienta Mariana.

A seguir, a dermatologista sugere os ativos mais indicados para o tratamento deste tipo de pele.

“O ácido mandélico tem ação clareadora de manchas e é seguro em peles negras; a vitamina c devido à ação antioxidante; o ácido glicólico para a renovação celular e a niacinamida por causa da hidratação. Fique atento quanto ao uso indiscriminado da hidroquinona, que pode produzir manchas esbranquiçadas na pele”, finaliza.

Mais de Beleza