Top

Especialista ensina 6 passos para usar o secador de cabelo com menos danos

Foto: Pixabay

Nos dias mais frios, o cabelo demora mais a secar naturalmente e dormir com os fios molhados não é recomendado para a saúde capilar e do couro cabeludo. Por isso, muita gente recorre ao uso do secador.

O acessório é também usado para modelar e finalizar penteados. Mas por ser uma potente fonte de calor, pode danificar os fios e causar disfunções no couro cabeludo.

Com uma série de cuidados é possível amenizar os danos causados pelo aparelho.  A cabeleireira Janny Mota elencou 6 passos para fazer um bom uso do secador.

Remova o excesso de umidade

“Usar o secador com os fios encharcados não é uma boa ideia. Antes de usar o aparelho, tire o excesso de água do cabelo com uma toalha de microfibra, que é própria para manter a saúde capilar e absorver a umidade mais facilmente.  Mas nada de esfregar a toalha no cabelo, já que o atrito pode quebrar os fios e causar frizz. O ideal é apertar os cabelos com delicadeza.”

Aplique protetor térmico

“Nunca use o secador antes de passar protetor térmico em todo o comprimento dos fios. O produto funciona como uma película protetora ao redor das mechas e protege a fibra capilar do ar quente, evitando o ressecamento do cabelo.”

Preste atenção na temperatura

“Use o secador na temperatura média, mesmo que você esteja com pressa. Usar o acessório quente demais, pode causar uma série de problemas capilares, como quebra e o temido bubble hair, que são bolhas de ar que se formam nas hastes do cabelo por danos térmicos.”

Mantenha uma distância entre o secador e o cabelo

“É importante manter uma distância de cerca de 15 cm a 20 cm entre o secador e o cabelo, para que o calor não prejudique os fios e o couro cabeludo. Evite também manter o jato quente no mesmo local por mais de 4 segundos.”

Finalize com um jato frio

“Finalize o uso do secador com o jato frio para selar as cutículas e dar brilho aos fios.”

Tenha uma rotina de cuidados após o uso

“É importante manter uma rotina de hidratação, nutrição e reconstrução, já que o cabelo sofre danos com o uso de ferramentas de calor.”

Mais de Beleza