Top

Dermatologista alerta para os riscos de tratamentos caseiros

Foto: Pexels/Ekaterina Bolovtsova

A internet é como um livro de receitas, que compartilha orientações sobre os mais variados passos a passos a fazer em casa. De soluções simples a resultados milagrosos, é preciso ficar alerta para os cuidados com a pele, já que existem muitas receitas perigosas que, além de não tratarem, podem piorar o estado de sua derme.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Mas, se você é daquelas que adora testar algo novo, a dermatologista Michele Monteiro dá duas dicas que não oferecem risco à saúde.

“Eu sempre peço para os meus pacientes evitarem tratamentos caseiros, mas tem duas coisas que são seguras e práticas: chá de camomila para borrifar na pele ou fazer compressa, ideal para acalmá-la; e a máscara de argila, com finalidade terapêutica, e não aquela argila encontrada para moldagem. Peles oleosas e com acne podem se beneficiar do uso dela”, sugere a especialista que é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Vale ressaltar que produtos e substâncias aparentemente inofensivas podem desencadear irritações e alergias. Procedimentos realizados de forma incorreta, ou com aparelhos não confiáveis, são capazes de ocasionar queimaduras e até necrose tecidual, com consequentes manchas e cicatrizes.

Esfoliantes caseiros, o uso de limão como clareador, remoção de pintas e verrugas em casa, Michele sinaliza os riscos de cada um desses processos. 

Quais os perigos das receitas de esfoliantes com grânulos muito grosseiros para a pele?

Fazer esfoliação com produtos caseiros, como açúcar e café, pode ser mais arriscado pelo fato de estes grânulos serem irregulares, podendo machucar a pele e causar irritação e inflamação. Com isso, você pode desenvolver manchas e, até mesmo, uma infecção secundária.

O uso do limão como clareador também oferece riscos?

Nós não devemos usar fórmulas caseiras com limão ou outras frutas e plantas visando o clareamento, porque podem causar manchas na pele, principalmente quando entramos em contato com o sol – não necessariamente o sol da praia, mas também o sol do dia a dia. Estas reações são chamadas de fitodermatoses, quando alguma planta ou alguma fruta causa lesão.

Quais os perigos da remoção caseira de espinhas, cravos, pintas e verrugas?

A espinha não deve ser manipulada. Muitas pessoas espremem as lesões para que elas saiam mais rápido, mas isso pode acarretar em um aumento da infecção e da inflamação, provocando lesões mais graves.

Os cravos devem ser removidos por um profissional qualificado. Antes disso, o profissional vai fazer a assepsia da pele impedindo, assim, a infecção daquela área.

As pintas só devem ser removidas por dermatologista ou cirurgião plástico após avaliação e exame adequado. Sempre deve ser realizado um estudo patológico posteriormente. Nós não devemos manipular pintas em casa e muito menos removê-las.

Verrugas também não devem ser retiradas por conta própria, elas não podem ser cortadas e devem ser tratadas adequadamente por dermatologista ou cirurgião. Quando cortamos uma verruga, estamos aumentando o problema, pois, como ela é causada por um vírus, ao cortar espalha-se a lesão.

Muitas pessoas têm aderido às versões caseiras do microagulhamento com dermaroller. Qual é a gravidade de realizar esse procedimento em casa?

Tratamentos com dermaroller devem ser feitos por dermatologistas. Caso não haja uma assepsia adequada da pele e uma técnica correta, é possível desencadear infecções, inflamações e até hiperpigmentação pós-inflamatória – mancha decorrente da lesão feita de forma inadequada.

Mais de Beleza