Top

Corte bordado: técnica elimina pontas duplas sem alterar o comprimento do cabelo

Foto: Pixabay

Cortar o cabelo pode ser uma tarefa difícil, especialmente para quem gosta de fios longos e/ou cheios de volume. Porém, em algumas situações, especialmente após processos químicos que os danificam, é necessário realizar mudanças, a fim de tratar o comprimento da melhor maneira possível.

SIGA  RG NO INSTAGRAM

A tricologista e membro docente da Academia Brasileira de Tricologia Viviane Coutinho conta que hoje em dia já não é necessário mudar o tamanho dos fios, a partir da técnica de corte bordado.

“O corte bordado, também conhecido como corte terapêutico, é um tipo de tratamento para o cabelo que retira as pontas tanto das extremidades quanto da parte interna, sem interferir no comprimento ou no formato dos fios. Neste procedimento, o cabelo é separado em mechas e, por meio de um trabalho minucioso, o profissional retira as pontas danificadas  om uma tesoura fina, afiada a laser.

A profissional explica que o tratamento pode ser feito com tesoura ou máquina, mas ela indica o corte manual. “Na técnica, mecha por mecha do cabelo é esticada, presa entre dois dedos em forma de pinça. O procedimento começa nos fios da nuca, enquanto o restante deve ficar preso, sendo solto aos poucos, uma mecha por vez. Então, os dedos do profissional deslizam da raiz até a ponta. Quando as pontas duplas e ressecadas saltam, elas são cortadas uma a uma. Em um segundo momento, para ter certeza que nenhuma ponta dupla ou ressecada ficou de fora do corte, todo esse processo é repetido, com uma pequena mudança: em vez de pinçar as mechas entre os dedos, o profissional vai torcê-las da raiz à ponta”, explica.

Segundo Viviane, além de retirar todas as pontas duplas sem mexer no comprimento dos fios, a técnica tem outros benefícios, como acabar com o frizz e pontas ressecadas, dar leveza e movimento natural, deixar os cachos mais definidos, aumentar o brilho e melhorar a textura.

Ela explica ainda que, apesar de não haver restrições para o corte, é necessário buscar um profissional que entenda do método, além da manutenção a partir de tratamentos específicos. “É indicado realizar hidratações semanalmente, o que já é fundamental para a saúde dos fios.”

A especialista finaliza afirmando que o corte é ideal para quem realiza procedimentos que necessitem de fontes de calor, como secador e chapinha. “É uma ótima alternativa para quem deseja se livrar do ressecamento a partir de procedimentos químicos como coloração, progressivas ou para quem tem o hábito de escovar o cabelo de forma excessiva. Para quem tem fios cacheados, é necessário escová-los previamente para que, ao final do tratamento, a cliente obtenha definição e cachos saudáveis.”

Mais de Beleza