Top

Veja 5 formas de melhorar a textura da pele e deixá-la mais lisinha

Foto: Divulgação

É realmente muito difícil achar alguma pessoa que, durante a vida, foi imune completamente à acne. Quase todo mundo já teve uma espinha em algum período da vida. O problema é que algumas pessoas têm maior tendência a ficar com marcas e cicatrizes após passar pelo problema. “As glândulas das quais se originam as espinhas estão na derme profunda. Dessa forma, as fibras da pele têm sua arquitetura comprometida pela acne, formando, assim, as cicatrizes”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Estas lesões provocam mudanças do relevo cutâneo e comprometem a textura da pele, podendo causar um afundamento e afinamento da pele, no caso das cicatrizes atróficas, ou excesso de tecido cicatricial resultando em elevação com deformação da pele, no caso das cicatrizes hipertróficas. Abaixo, consultamos especialistas para mostrar as 5 formas eficazes de tratar as alterações do relevo cutâneo para conseguir uma pele mais lisinha.

Skincare – Limpeza, esfoliação e hidratação podem ajudar – se você usar os produtos mais adequados. Os alfa-hidroxiácidos (AHAs) podem ser usados, por exemplo. Eles são geralmente de origem natural, feitos de açúcar, leite e frutas e variam em tamanho molecular. “Quanto menor a molécula, maior sua penetração na pele. O ácido glicólico é o menor de todos os AHAs, por isso penetra mais profundamente na pele e oferece os melhores resultados quando se trata de antienvelhecimento, ação esfoliante e ação coadjuvante para conter a pigmentação”, explica o Dr. Daniel Cassiano, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Apesar de não resolver definitivamente questões ligadas a alterações do relevo da pele, a esfoliação pode tornar a pele mais macia e lisa com o tempo. Para obter os resultados desejados, você precisa esfoliar com segurança para evitar danos à pele. A esfoliação tem uma tripla tarefa: complementar a higienização, remover oleosidade (e células mortas) e desobstruir os poros, segundo Ana Paula Kascher, diretora comercial da B.URB. O ideal é utilizar esfoliantes não abrasivos. Depois de esfoliar, é hora de hidratar com produtos que consigam realmente melhorar a textura da pele por meio da redução do tamanho dos poros. 

“Também conhecida como Água Marinha da Terra, a Eau de Noirmoutier é uma água luxuosa única obtida da ilha Noirmoutier, na França, que é excepcionalmente rica em minerais. Sendo assim, é capaz de promover potente revitalização da pele, apurando-a para reduzir o tamanho dos poros e melhorar sua textura, além de combater também o brilho e conferir um tom rosado e radiante à pele”, afirma o dermatologista Dr. Gustavo Saczk, membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, e consultor científico da Età Cosmetics.

Ativos manipulados – A vantagem dos manipulados é que, muitos deles, podem oferecer os mesmos benefícios dos ácidos sem os efeitos colaterais. Nesse sentido, a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gestora técnica da Biotec Dermocosméticos, sugere os ativos Lanablue e Miniporyl. “Lanablue é um poderoso extrato de alga azul-verde com efeito retinoic-like  – agindo na regulação da diferenciação dos queratinócitos para uma melhor renovação. Esse processo de diferenciação reside na sobrevivência e maturação de todas as camadas de células em semanas, e isso promove um turn-over (renovação) e faz com que as células cheguem mais oxigenadas à superfície”, explica a farmacêutica. Já Miniporyl age para reduzir o tamanho dos poros e a oleosidade, o que indiretamente ajuda na melhora da textura – quando associado a outros tratamentos. “Ainda é possível usar sabonetes com Acneol SR, que conta com ácido salicílico, zinco, silício e enxofre para ação seborreguladora, além de estimular a renovação celular. Para complementar a ação dos manipulados, o ideal é estimular a produção de colágeno com a suplementação de Exsynutriment, o silício orgânico de Mônaco. O silício, que vai diminuindo com o passar dos anos, é o responsável pela manutenção da estrutura do tecido de sustentação de nossa pele. Exsynutriment age reestruturando as fibras de colágeno e elastina, promovendo um verdadeiro efeito lifting oral”, explica Maria Eugênia.

Hidrodermoabrasão – Já disponível no Brasil, a técnica inédita de hidrodermoabrasão HydraFacial consiste em melhorar a aparência ao mesmo tempo em que promove uma restauração completa da pele para torná-la mais saudável e exuberante. “O HydraFacial promove melhora instantânea da qualidade da pele, auxiliando na  uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, viço, maciez e brilho da pele graças à patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️ presente nas ponteiras, que possui um design espiral exclusivo capaz de gerar um efeito de vórtice que, combinado a tecnologia de sucção a vácuo do equipamento, consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes”, explica a dermatologista Dra. Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. “Rápida, completamente indolor, não invasiva e sem downtime, assim não atrapalhando a rotina, a experiência HydraFacial pode ser vivenciada por qualquer pessoa, até mesmo por aquelas que possuem pele seca ou sensível”, destaca a médica.

Laser – Os tratamentos rejuvenescedores a laser nem sempre precisam lesionar a camada mais superficial da pele – o que exige alguns dias longe das atividades diárias. Um exemplo é o Total Remake, um laser Erbium Glass com comprimento de onda de 1.350 nanômetros. “Este laser tem afinidade pela água, sendo interessante para tratamentos onde a produção de colágeno é desejada. Esse é um tratamento não ablativo, ou seja, não faz furinhos na pele, mas age na derme promovendo coagulação, o que estimula colágeno”, explica a dermatologista Dra. Daniella Curi. Além dos poros abertos, o tratamento também melhora as cicatrizes de acne e a textura da pele, ajudando também a tratar linhas finas. Apesar de não lesionar a camada superficial, o tratamento não é indolor, mas o uso de anestésico tópico ou resfriador externo auxiliam bastante no manejo dessa sensação. No geral, são indicadas de três a cinco sessões, com intervalo mensal entre elas.

Radiofrequência microagulhada Segundo o dermatologista Salomão Jr., a radiofrequência microagulhada Eletroderme penetra profundamente na pele, promovendo coagulação, aquecimento e reorganização das fibras de colágeno. “A temperatura da derme chega até a 70ºC, estimulando a regeneração celular por meio do processo de cicatrização, a proliferação de células-tronco e estímulo da síntese de elastina, da neocolagênese (produção de colágeno) e angiogênese (proliferação de vasos sanquíneos)”, explica o médico. O procedimento ainda pode ser potencializado com o uso do laser 2.940 Pro Collagen. “Ele age na derme estimulando intensamente o colágeno”, finaliza o médico.

Mais de Beleza