Top

Óleo de coco melhora aparência do cabelo e da pele

Foto: Pixabay

Um estudo realizado por um grupo de cientistas mineiras junto a mulheres entre 19 e 60 anos aponta que, após 30 dias de uso, o óleo de coco prensado a frio, não hidrogenado e livre da adição de qualquer outro componente promove uma melhora na aparência do cabelo e da pele na opinião de 88% das participantes.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A pesquisa, intitulada “Avaliação dos benefícios e da segurança da utilização cosmética do óleo de coco in natura para pele e cabelo”, foi conduzida pela farmacêutica especializada em cosmetologia avançada e produtos naturais de plantas e derivados Jackeline de Souza Alecrim em parceria com Mariane Parma Ferreira de Souza e a médica dermatologista Tathiana Gomes Chaves, ambas da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Segundo as participantes do estudo, no que diz respeito à apreciabilidade cosmética, o produto trouxe uma série de benefícios ao cabelo, como maior maciez (na opinião de 84% das pessoas incluídas no estudo); brilho (91%); e sedosidade (84%). Para Jackeline, os resultados positivos estão associados principalmente às características do composto, cuja alta qualidade lipídica confere excelente capacidade de atuar tanto nas cutículas quanto no córtex das fibras capilares.

“O óleo de coco forma uma camada de proteção à perda de umidade, com potencial de diminuir a fadiga hídrica dos fios, sem promover a impermeabilização dos fios, como é o caso de óleos minerais que são maléficos para a fibra de cabelo. Isso ajuda a prevenir e recuperar os danos externos das camadas cuticulares, melhora a aparência e dá maciez, brilho e sedosidade”, revela a especialista.

Ela ainda destaca que a alta afinidade proteica do óleo ajuda a proteger a fibra capilar de variações de volume e a prevenir o afinamento dos fios. “É um produto que diminui a perda proteica durante o processo de lavagem do cabelo. Por isso, ele é tão indicado na pré-lavagem, também conhecida como técnica de pré-shampoo, que consiste em aplicar uma pequena quantidade de óleo de coco in natura nos fios antes de iniciar a higienização. Além destes benefícios, devido à característica de cadeia linear que seus lipídeos apresentam, o óleo de coco penetra no córtex com facilidade, desacelerando a perda de pigmentos e o desbotamento de fios expostos à descoloração” aponta Jackeline.

Benefício dos pés à cabeça

Mais do que evidenciar o alto nível de satisfação das participantes com os efeitos do óleo de coco no cabelo, o estudo ainda mostra que o produto traz resultados similares na aplicação cutânea. Das 33 mulheres que participaram da pesquisa, 69% constataram melhora na aparência de estrias já no primeiro mês de uso diário do óleo de coco in natura após o banho. Além disso, 78% notaram aumento de tonicidade e 91% perceberam maior hidratação na pele.

“O óleo de coco apresenta boa resposta para o cuidado da pele seca e para o tratamento de condições inflamatórias, pois forma uma camada lipídica protetora que impede a perda de água e prolonga a hidratação local, dando maior maciez e flexibilidade aos tecidos. Para completar, ele ainda previne a ocorrência de fissuras que poderiam se transformar em pontos de entrada para agentes patógenos e alérgenos”, argumenta a dermatologista e pesquisadora Thatiana.

Além de todos os benefícios identificados pelo estudo, os testes de segurança clínica ainda concluem que o óleo de coco não causa qualquer desconforto, irritação nem apresenta sinais que evidenciem sua incompatibilidade com o uso capilar ou cutâneo. Por fim, a pesquisa conclui que o produto não demonstra capacidade de provocar acne, pústulas ou comedões em peles mistas e oleosas, sendo uma substância versátil e segura para a aplicação tanto no cabelo quanto na pele.

Mais de Beleza