Top

Especialista dá dicas de como descolorir o cabelo com menos danos 

Foto: Pixabay

Descolorir o cabelo é uma opção para quem gosta de mudar de visual, seja para adotar os fios totalmente platinados, com algumas luzes ou aplicar uma cor diferente, como o rosa ou roxo. Porém, por ser um processo intenso, pode danificar o cabelo caso não seja feito com o devido cuidado.

A tricologista Viviane Coutinho explica que para descolorir o cabelo é preciso apostar em um pó descolorante com água oxigenada. Essa junção química fragiliza os fios.

“A força química do pó descolorante somada com um oxidante abre as escamas dos fios e penetra em seu interior para retirar os pigmentos. Esse processo acaba também retirando vitaminas, proteínas e aminoácidos”, explica.

De acordo com a especialista, por causa da descoloração, o cabelo perde a hidratação e os nutrientes.

“Os fios ficam ressecados, porosos e sem brilho. Eles também ficam finos, frágeis, elásticos e quebradiços . Em casos mais extremos, pode haver o chamado ‘corte químico’”.

Viviane dá dicas para quem quer descolorir o cabelo. Ela afirma que antes de submeter os fios a uma agressão química, é necessário prepará-los.

“Antes de descolorir os fios, é necessário um planejamento terapêutico. Uma reposição lipídica é bem indicada, pois repomos ácidos graxos essenciais, promovendo emoliência, beleza e saúde capilar.  Então, invista em óleos vegetais, como o de abacate e o de macadâmia.”

Segundo a tricologista, no momento da descoloração, não pode haver resíduo de óleo nos fios. Ela recomenda que a preparação seja feita dias antes da coloração, no máximo no dia anterior. E que o óleo seja retirado com shampoo de limpeza intensa. E aconselha que o procedimento seja realizado com um profissional de confiança.

“Em vez de descolorir o cabelo em casa, a melhor forma de garantir um resultado bonito e preservar a saúde da fibra é procurar um profissional. Ele saberá os melhores produtos para o cabelo. Também é necessário realizar uma avaliação prévia do fio, saber quais químicas foram utilizados anteriormente, além de testar a elasticidade, a resistência dos fios e verificar sua porosidade”, conta.

Alguns tipos de fios exigem uma dose redobrada de cuidado, por terem sido danificados por outras químicas e os naturalmente frágeis, segundo a profissional.

“Toda sobreposição de química causa danos. Se a pessoa tem coloração ou alisamento e coloca uma descoloração no cabelo, por exemplo, aumenta a probabilidade de problemas, assim como cabelos finos e secos”, diz Viviane.

O tratamento após a descoloração é fundamental para que se mantenha macio, resistente e com um brilho natural.

“É preciso reparar os fios. A reconstrução capilar pode ser feita logo após o tingimento do cabelo. Após o procedimento, os fios ficam mais elásticos e fragilizados. Então, é de suma importância a devolução de elementos como aminoácido e queratina para que a força não seja tão comprometida.  A escolha de homecare é importante, de acordo com a prescrição dos profissionais”, frisa.

A tricologista pontua que ter o cabelo descolorido demanda um cuidado maior não apenas na hora de hidratar. “Evite usar babyliss e chapinha que podem, inclusive, alterar a cor do cabelo por conta das altas temperaturas. Deve-se priorizar o reparo de danos e fortalecer a fibra, devolvendo a maciez e a maleabilidade, prevenindo, assim, a quebra dos fios”, destaca.

Manter o platinado também requer uma série de cuidados. “Para manter a cor, é necessário evitar o excesso de exposição ao sol, sal e cloro, e, também, usar xampus matizadores, que evitam que o cabelo fique esverdeado ou amarelado”, conclui.

Mais de Beleza