Top

Corte de cabelo mohawk volta repaginado e vira tendência entre o público masculino

Foto: divulgação

Tendências capilares vêm e voltam com o tempo e isso já aconteceu muitas vezes com o corte mohawk – também conhecido como moicano –, que certamente já fez a cabeça de muitos homens. Em 2022, o estilo ressurge repaginado e se revela uma tendência bastante estilosa no que se refere a penteados masculinos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O corte é antigo e consiste em deixar todo o cabelo raspado, com exceção de uma faixa no meio da cabeça. Surgiu entre os povos indígenas da América do Norte há mais de três séculos, mas foi durante as décadas de 1970 e 1980 que esse estilo se popularizou entre os jovens.

“Nessa época, o penteado foi adotado pelo movimento punk, que exibia os cabelos espetados em shows, eventos e no dia a dia. Para eles, o mohawk era um símbolo de liberdade e de luta contra o sistema”, conta Luiz Gustavo Aguiar, barbeiro e embaixador da marca STMNT Grooming Goods, voltada para cuidados dos cabelos masculinos. O que antes era restrito ao grupo que queria impactar a sociedade com sua rebeldia acabou se transformando em moda.

“Atualmente, podemos fazer moicanos em diversos tipos e acabamentos e vê-los em todos os lugares possíveis. Destaco a cena do futebol, onde vemos torcedores que se inspiram no penteado dos ídolos de seus times para fazer cortes similares. Nomes como Neymar e Cristiano Ronaldo já ostentaram um belo mohawk na cabeça”, relembra o barbeiro.

Ressurgindo como tendência, o corte aparece em versões mais discretas e elegantes, além de poder ser adaptado para todos os cabelos – lisos, ondulados, cacheados e crespos. “É uma opção bem versátil, que consegue ser ousada e descolada na medida certa com essa roupagem contemporânea. Agora, o hairstyle costuma apresentar um corte curto nas laterais com um moicano mais largo e grosso no topo, deixando essa parte bem volumosa. Essa proposta moderna pode ser combinada com a técnica de fade, seja baixo, médio ou alto, para criar um efeito degradê diferente. Além disso, dá pra realçar ainda mais o penteado dando uma atenção especial ao acabamento da barba”, indica o expert.

A manutenção do corte é média, segundo o especialista. “É preciso voltar ao barbeiro a cada 20 dias, aproximadamente. Mas isso pode ser um ponto positivo se você troca constantemente de penteado”, salienta. “As laterais do cabelo crescem rápido e já dará para fazer um corte americano ou um asa delta, por exemplo, aparando o moicano.”

Uma grande vantagem do mohawk é a praticidade no quesito estilização. É possível arrumá-lo (e desarrumá-lo) de formas variadas sem muito esforço. Luiz Gustavo recomenda o uso de alguns produtos específicos para te ajudar nessa missão.

“Você precisará de itens com um desempenho bacana para manter o cabelo do jeito que gosta o dia todo, seja com um acabamento mais natural ou chamativo. Há pasta mate para cabelos lisos; ceras, sprays e pomadas para cabelos cacheados; além de pomadas fibrosas para fios crespos”, completa.

Mais de Beleza