Top

Selfcare para além da beleza: a importância de investir em si mesma

Foto: Istock

O termo selfcare (“autocuidado”, em inglês) normalmente está relacionado a passar produtos no rosto e no corpo para deixar a pele mais bonita. Só que cuidar de si mesma vai muito além disso. É o que diz a própria OMS (Organização Mundial da Saúde).

SIGA O RG NO INSTAGRAM

De acordo com a entidade, autocuidado é um conceito amplo que também engloba nutrição, estilo de vida e fatores ambientais e socioeconômicos. Em outras palavras, para de fato implementarmos o selfcare na nossa vida, além de cuidar do nosso exterior, a saúde física, mental e intelectual entram nessa conta.

Por isso, pequenas atitudes na rotina já podem fazer grande diferença no bem-estar. Confira abaixo como começar:

1. Tenha uma boa noite de sono

O ideal para um adulto é dormir de sete a nove horas por dia, mas quando não fazemos isso, nossa memória e capacidade de aprendizado são prejudicadas, nosso sistema imunológico enfraquece e sentimos mais vontade de comer carboidrato.

Se você tem dificuldade para dormir, tente transformar este momento em um verdadeiro relaxamento. Tome um banho quente antes, acenda uma vela perfumada e tente ficar longe do celular e da televisão. Com o corpo e a mente relaxados, o sono tende a vir mais com mais facilidade.

2. Se alimente bem e mexa o corpo

Nós crescemos com a ideia de que exercícios físicos e alimentação saudável são armas para ter um corpo padrão. Esqueça essa ideia ultrapassada! Selfcare é sobre fazer algo prazeroso e que te faz bem.

Uma dieta nutritiva e algum tipo de atividade física que você gosta de praticar, além de ser bom para o organismo e a mente, ainda irão trazer mais energia para lidar com a rotina agitada.

3. Aplique o mindfulness

Traduzido como “atenção plena”, o mindfulness é uma técnica que consiste em melhorar nosso foco e nossa concentração, e diminuir o estado de “piloto automático” no qual vivemos.

Parece simples, mas ao utilizarmos os métodos que fazem parte da técnica, como meditação, exercícios de respiração, focar apenas no que você está fazendo, sem deixar outras preocupações tomarem conta da sua mente naquele momento, ajuda a diminuir a ansiedade e aumenta nossa produtividade.

4. Faça um novo curso

Aprender coisas novas não serve apenas para crescermos profissionalmente, mas é também uma forma de selfcare. Você amplia seus horizontes, estimula o pensamento crítico e ainda descobre mais coisas sobre um tema ou área que você gosta. Vale de tudo: fazer um curso livre, pós-graduação, escola de idiomas ou até mesmo aulas para aprender a tocar um instrumento musical.

Dicas para criar uma rotina de selfcare

Da mesma forma que você tem uma rotina de skincare para deixar a pele macia e iluminada, é necessário fazer o mesmo com o selfcare para que se torne um hábito. Confira alguns conselhos para implementar o autocuidado no seu dia a dia:

 

  • Avalie sua rotina, e veja onde você acha que está precisando implementar o selfcare. Talvez, você já seja saudável fisicamente, mas não tem cuidado do intelecto.
  • Faça um planejamento do que você quer mudar. Quer fazer meditação, mas não tem nem ideia de onde começar? Esse é o momento de pesquisar para descobrir.

  • Temos dificuldade de priorizar atividades de amor próprio. Por isso, reserve um tempo na agenda para o que você escolheu, e não abra mão!

  • Não se esqueça que grandes mudanças não acontecem da noite para o dia. Dê um passo de cada vez para se adaptar. As chances de você desistir se fizer dessa forma são bem menores.

Mais de Beleza