Top

Da fisioterapia ao pilates: força muscular pode ser desenvolvida com exercícios parados

Foto: Istock

Que a prática regular de atividade física é indispensável para uma vida saudável, não é nenhuma novidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana. A novidade está na prática de exercícios que utilizam a força do próprio corpo. A chamada isometria fornece inúmeros benefícios para os seus praticantes.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Os exercícios isométricos envolvem a contração dos músculos, sem qualquer movimento nas articulações circundantes. Pode parecer contraditório, mas a verdade é que exercício nem sempre é sinônimo de movimento. Neste caso, significa ficar parado em determinada posição ou fazer força contra algum objeto, como uma parede ou o chão. Essa tensão constante sobre os músculos ajuda a melhorar a resistência muscular e a queimar calorias.

Quando pensamos em exercícios como abdominais ou flexões, o mais difícil é realizar os movimentos de repetição. No entanto, ficar parado em determinadas posições pode ser algo muito difícil. No exercício isométrico chamado de prancha, por exemplo, o desafio consiste em deixar o corpo estático com os músculos contraídos.

Durante a prática da isometria, as articulações ficam estáticas, e os músculos não mudam de forma ou tamanho. As pessoas devem segurar a contração muscular durante vários segundos ou minutos. Manter essa contração permite que o tecido se preencha de sangue e crie estresse metabólico sobre o músculo, o que pode melhorar a força e a resistência

Em geral, os exercícios isométricos são menos intensos do que grande parte dos exercícios dinâmicos. Uma vantagem disso é que eles podem ser praticados por pessoas com uma lesão ou condição médica que restringe o movimento. No entanto, atenção: a realização de exercícios isométricos de forma incorreta também pode resultar em lesões. Se uma pessoa notar qualquer dor ou desconforto, deve parar o exercício imediatamente.

Como a prática dos exercícios de isometria não requer o uso de aparelhos específicos, ela pode ser realizada em qualquer lugar. Porém é sempre recomendável buscar a orientação de uma equipe especializada, com médicos e professores de educação física. Também é possível realizar treinos alternados entre exercícios isométricos e dinâmicos, sempre com supervisão profissional.

A isometria é uma tendência de atividade física com muitos benefícios para os seus praticantes. Fortalece a musculatura, melhora a resistência muscular e também ajuda a queimar calorias.

Mais de Beleza