Top

Veja cinco estratégias de beleza para exibir um olhar poderoso

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

A área dos olhos é capaz de demonstrar diversas emoções, valorizando ainda mais a beleza da aparência. A pele dessa região, a mais fina e sensível do nosso corpo, carrega peculiaridades que também demonstram bons ou maus hábitos, emoções como alegria ou tristeza (evidenciada por rugas) e sinais de cansaço (perceptíveis quando olheiras aparecem), euforia, resplandecência e estresse. Mas o efeito natural pode ser cruel com essa região: a pele da área dos olhos fica 6% mais frágil a cada dez anos. Assustador, não? “O aspecto envelhecido da região é evidenciado pela presença de olheiras e bolsas, de forma que a genética e maus hábitos podem influenciar diretamente na presença desses sinais”, destaca o dermatologista Dr. Gustavo Saczk, membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, e consultor científico da Età Cosmetics. Mas existem estratégias de prevenção e tratamento para rejuvenescer a região, a fim de exibir um olhar poderoso.

Cremes específicos

Características específicas dessa pele requerem cremes dedicados a essa região. “Um dermocosmético para área dos olhos é formulado para desenvolver atuação pro-aging nessa pele que é naturalmente mais fina, evidencia mais as marcas, além do problema das olheiras. Esses cremes específicos para a área contêm em sua formulação ingredientes na concentração e na textura ideais para tratar de forma não irritativa a área dos olhos, resolvendo muitas vezes problemas de rugas, bolsas, flacidez e o controle das olheiras. É fundamental usar creme específico para área dos olhos. Não devemos usar creme do rosto para área dos olhos, isso porque essa é uma área com característica e estrutura epidérmica diferenciada”, explica Maria Eugênia Ayres, farmacêutica e gestora técnica da Biotec Dermocosméticos. 

Dentre os ativos que atuam diretamente sobre as principais causas das olheiras e bolsas, a farmacêutica cita o Aldavine 5X, que combate o extravasamento dos microcapilares, a inflamação local e a das fibras de colágeno e elastina. 

HydraFacial Perk Olhos

Nas clínicas, existem opções não invasivas, como é o caso da experiência HydraFacial Perk Olhos, que, baseada no conceito de beauty health, é capaz não somente de melhorar a aparência dessa área, mas sim promover uma restauração completa da pele dos olhos para torná-la mais saudável e exuberante. Segundo a dermatologista Dra. Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, o procedimento HydraFacial Perk Olhos utiliza a exclusiva tecnologia roller-flex para remover gentilmente impurezas e células mortas da pele da área dos olhos através de sucção a vácuo ao mesmo tempo em que nutre e hidrata a região com o Sérum HydraFacial Perk Olhos, assim iluminando, tonificando e revitalizando a pele dos olhos com resultados imediatos e duradouros na melhora das linhas finas, inchaço e olheiras. Rápida e indolor, a experiência HydraFacial Perk Olhos possui um conceito exclusivo e inovador que combina o tratamento em consultório com cuidados em casa, já que, após o procedimento com a aplicação do sérum, o paciente pode levar para casa o produto, que, quando utilizado diariamente da maneira adequada, é capaz de prolongar e melhorar gradualmente os resultados do procedimento. 

A hydrafacialista Fernanda Ruiz destaca que a composição do produto utilizado traz ingredientes como o extrato de semente de castanha da Índia e o extrato de flor de arnica, que possuem ação anti-inflamatória, antioxidante e hidratante.

Pico Ultra 300

Estimular colágeno e combater as desordens de pigmentações, que causam olheiras nas regiões, também são tarefas necessárias na busca por um olhar resplandecente. Para isso, uma das tecnologias mais importantes é o Pico Ultra 300 que, segundo o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., é diferente de praticamente tudo que existe no mercado, por não ter uma reação fototérmica e sim fotoacústica. “Ele é chamado de laser ultrarrápido. Dessa forma, o tratamento pode clarear manchas e olheiras e, também, rejuvenescer”, diz Salomão Jr.. “Após cada tratamento, a pele fica no máximo um pouco avermelhada, não apresenta edema e o paciente pode até voltar ao trabalho imediatamente. Não tem dor”, destaca.

Lit Eyes

Procedimento dois em um – no que vem sendo chamado de “collab” de beleza, o tratamento combina a toxina botulínica com o hidratante injetável skinbooster para “abrir” o olhar, promovendo efeito anti-idade completo, com melhora da pálpebra superior caída (flacidez), hidratação, olheiras, linhas finas e rugas pés-de-galinha, segundo o Dr. Mário Farinazzo, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “O procedimento é indicado para pacientes que sofrem com os primeiros sinais do envelhecimento, como olheiras estruturais, pálpebra caída e linhas finais na região. Lit Eyes ainda melhora a elasticidade e qualidade da pele. Enquanto a toxina relaxa a musculatura na região ao redor dos olhos, ajudando a abrir o olhar, o skinbooster utiliza um ácido hialurônico bem fininho, com uma densidade pequena, para principalmente hidratar, mas também favorecer a reestruturação da derme, deixar a pele mais firme e estimular o colágeno da mesma região, prevenindo o aparecimento de novos ‘pés de galinha’ e melhorando a qualidade da pele”, diz Farinazzo. “Como o ácido hialurônico atrai água, há um duplo efeito: da estruturação pela própria presença do ácido hialurônico, que é o principal “tijolo” que dá estrutura à pele, e a hidratação pela atração da água”, acrescenta.

Tratamento antiglicante

Adequar os hábitos de vida também é fundamental para ter uma pele saudável. Você já deve ter ouvido falar que o cigarro e o álcool são dois vilões, mas acredite o excesso de carboidratos na dieta pode ser especialmente ruim. “Esse consumo excessivo de açúcar gera um processo inflamatório conhecido como glicação, que acelera a quebra do colágeno, influenciando no surgimento das olheiras. Logo, quem deseja se ver livre dessas alterações deve apostar no uso de produtos específicos para a região dos olhos que atuem em diversas causas das olheiras, incluindo a ação contra a glicação.

Substâncias como Exsynutriment, silício orgânico biodisponível para tratar flacidez e rugas, ou Bio-Arct, para melhorar a produção de energia e viço da pele podem ser usadas, segundo a nutricionista Luisa Wolpe Simas, consultora de nutrição integrada da Biotec Dermocosméticos. “Podemos também usar suplementos como Glycoxil, um antiglicante que diminui o processo de glicação nas proteínas da nossa pele – o que leva à flacidez e ao aparecimento de rugas. O uso da carcinina diminui a flacidez e melhora a elasticidade da pele”, explica a nutricionista.

É necessário sempre buscar auxílio de um médico, já que dependendo do caso, poderá ser necessário um tratamento mais invasivo.

Mais de Beleza