Top

Transplante capilar também pode ser usado para dar mais volume ao cabelo

Existem diversos motivos que podem causar a queda de cabelo. Predisposição genética, alterações hormonais e psicológicas, doenças endócrinas, hábitos alimentares, deficiência de vitaminas e nutrientes e doenças autoimunes são alguns deles. A queda capilar pode ser mínima ou grande. Alguns casos podem ser resolvidos com tratamento. Todavia, existem situações em que a queda de cabelo é irreversível, neste caso, o transplante capilar pode ser a solução.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O transplante capilar surgiu no Japão, na década de 1930, graças ao trabalho do médico dermatologista Shoji Okuda. Motivado por ajudar os feridos na Guerra, ele desenvolveu um método que envolvia a utilização de pequenos enxertos de couro cabeludo nas áreas que sofreram queimaduras. Anos depois, na década de 1990, o procedimento evoluiu graças à descoberta da unidade folicular. Os médicos perceberam que o implante de unidades foliculares garantia um resultado mais natural e com menos danos à área de onde foram retirados.

O diretor do Centro Nacional — Cirurgia Plástica, Arnaldo Korn, explica como o procedimento é feito atualmente. “O transplante capilar faz um microenxerto fio a fio em áreas onde não há cabelo ou onde há fios em menor densidade, utilizando os folículos pilosos do próprio paciente. Dessa forma, o procedimento se encarrega de cobrir as áreas com queda e de aumentar o volume capilar”, conta.

Os transplantes capilares podem trazer resultados impressionantes, deixando a pessoa ainda mais jovem, tornando-se uma tendência inclusive entre os famosos.

Além disso, a busca pelo procedimento é unissex, e muitas mulheres procuram por um especialista em transplante capilar para realizar a redução de fronte alta, visando tornar seus rostos mais femininos. Já os homens, mais acometidos pela alopecia androgenética, também conhecida como calvície, usam o tratamento para cobrir áreas totalmente afetadas pela queda ou para diminuir as entradas e aumentar o volume dos fios.

Realmente, qualquer pessoa pode passar pelo transplante capilar, mesmo que tenha dificuldades financeiras. “O paciente deve procurar um dermatologista para indicar o tratamento adequado. Caso ele opte pelo transplante, e o valor esteja acima do orçamento, ele pode contar com uma assessoria administrativa para intermediar a negociação” afirma Korn, lembrando, também, que a mesma preocupação com a estética deve vir acompanhada da atenção com a saúde.

Mais de Beleza