Top

Volta de pele do rosto linda e brilhante é tendência

Foto: Oz Seyrek/Unsplash

A última coleção de inverno da Balmain apresentada em Paris revela roupas maximalistas, mas um detalhe que chamou a atenção foi a beleza das modelos. A marca deu foco total à pele, não qualquer uma, mas àquelas que fossem lindas e brilhantes. É a volta do brilho facial após anos de foco em um efeito matte? “A hidratação é a etapa fundamental de cuidados com a pele, que garante brilho, luminosidade, maciez e função adequada da nossa pele”, explica a dermatologista Dra. Patrícia Mafra, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Apesar do efeito também ser conseguido pela maquiagem, a saúde da pele fala mais alto nesse quesito.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A começar pelo que ingerimos, a dermatologista diz que existem nutrientes, vitaminas e antioxidantes presentes em diversos alimentos que ajudam a manter a saúde da nossa pele, por exemplo a vitamina A e E, o licopeno entre outros. “Uma alimentação saudável e equilibrada faz bem para o nosso organismo como um todo”, afirma a dermatologista.

A rotina skincare tem papel importante. “A hidratação é a segunda etapa da rotina de skincare, vindo após a limpeza. É uma etapa fundamental e independe da idade, do sexo, do fototipo ou do tipo de pele. Não devemos confundir uma pele oleosa, que é aquela rica em óleo, de uma pele hidratada, que é aquela com a quantidade adequada de água. Então, mesmo uma pele oleosa, pode estar desidratada necessitando da aplicação de um dermocosmético com propriedades hidratantes”, diz a médica. Quanto aos ativos, a niacinamida e a vitamina C podem ajudar. “Além de promover a luminosidade cutânea, elas também ajudam a reduzir manchas, linhas de expressão e melhoram a uniformidade do tom da pele”, explica Patrícia.

Mas os procedimentos estéticos também podem ajudar. Um exemplo é o HydraFacial, um procedimento de hidrodermoabrasão precursor do inédito conceito de beauty health, que consiste em melhorar a aparência ao mesmo tempo em que promove uma restauração completa da pele para torná-la mais saudável, luminosa e exuberante. “O HydraFacial promove melhora instantânea da qualidade da pele, auxiliando na  uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, viço, maciez e brilho da pele graças à patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️ presente nas ponteiras, que possui um design espiral exclusivo capaz de gerar um efeito de vórtice que, combinado a tecnologia de sucção a vácuo do equipamento, consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes”, explica a dermatologista Dra. Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Rápido e completamente indolor, o procedimento tem protocolos que podem ser personalizados para atender as características e necessidades específicas de cada tipo de pele, com boosters, peels, LED’s, perks e terapia linfática”, destaca a médica.

Outra possibilidade é com Pico Ultra 300, um laser de picossegundos. É um laser ultrarrápido que também é usado para restaurar o brilho natural da pele. O procedimento devolve a luminosidade da pele da seguinte forma: é usada uma pasta de carbono na pele que penetra nos poros e depois o laser é aplicado em cima. “A tecnologia desempenha um efeito fotoacústico na pasta de carbono que está dentro dos poros. Isso faz com que a parede dos poros cole uma na outra e o poro se fecha. Ao mesmo tempo, a pele fica com mais viço e luminosidade”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Quanto aos injetáveis, uma das opções é o LipoGlow, que é feito por meio de injeções de gordura na face para devolver o viço, aumentando a luminosidade e o brilho natural da pele. “A gordura, depois de ser retirada e tratada por meio da lipoaspiração, pode ser reaplicada na face para repor volume e rejuvenescer a pele através do procedimento conhecido como lipoenxertia, que é um dos melhores métodos para devolver harmonia e firmeza ao rosto. Mas a gordura também pode ser aplicada em pontos estratégicos para melhorar o brilho e qualidade da pele”, explica o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). “A gordura, além de não causar rejeição por ser retirada do próprio paciente, confere resultados mais naturais e quase permanentes já que cerca da metade do que foi enxertado se integrará definitivamente ao tecido. Além disso, ela é rica em células-tronco que melhoram a qualidade e o aspecto da pele”, finaliza o cirurgião plástico.

Mais de Beleza