Top

Liftings não cirúrgicos podem ajudar a região dos olhos

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Nada representa mais a ideia de “acordar com o pé esquerdo” do que sair da cama, se olhar no espelho e se deparar com olheiras sob os olhos e uma considerável flacidez ao longo das pálpebras. Mas quando você dormiu bem e percebe que esse olhar cansado é na verdade o seu novo normal, as coisas mudam. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“O aspecto envelhecido da região é evidenciado pela presença de olheiras e bolsas, de forma que a genética e maus hábitos podem influenciar diretamente na presença desses sinais”, destaca o dermatologista Dr. Gustavo Saczk, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, e consultor científico da Età Cosmetics. Até pouco tempo atrás, as mulheres que enfrentavam essa situação tinham duas opções: a cirurgia, ou investir em poderosos óculos escuros. Mas isso já faz parte do passado. Agora, produtos e tratamentos podem ajudar muito nessa jornada rumo ao olhar jovial.

Com relação aos cremes, eles precisam ser específicos para a região: “Esses cremes específicos para a área contêm em sua formulação ingredientes na concentração e na textura ideais para tratar de forma não irritativa a área dos olhos, resolvendo muitas vezes problemas de rugas, bolsas, flacidez e o controle das olheiras. Dentre os ativos que atuam diretamente sobre as principais causas das olheiras e bolsas, Maria Eugênia Ayres, farmacêutica e gestora técnica da Biotec Dermocosméticos cita o Aldavine 5X, que combate o extravasamento dos microcapilares, a inflamação local e a das fibras de colágeno e elastina”, explica. 

Antes de chegar aos tratamentos de consultório, também é necessário adequar os hábitos de vida – e aqui não estamos falando apenas de dormir bem. Você já deve ter ouvido falar que o cigarro e o álcool são dois vilões, mas acredite o excesso de carboidratos na dieta pode ser especialmente ruim para o aspecto cansado dos olhos. 

“Esse consumo excessivo de açúcar gera um processo inflamatório conhecido como glicação, que acelera a quebra do colágeno, influenciando no surgimento das olheiras. Logo, quem deseja se ver livre dessas alterações deve apostar no uso de produtos específicos para a região dos olhos que atuem em diversas causas das olheiras, incluindo a ação contra a glicação.

Nas clínicas, o procedimento da vez é o HydraFacial Perk Olhos; totalmente não invasivo, rápido e indolor, ele não somente é capaz de melhorar a aparência dessa área, como também promover uma restauração completa da pele dos olhos. Segundo a dermatologista Dra. Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, o procedimento HydraFacial Perk Olhos utiliza a exclusiva tecnologia roller-flex para remover gentilmente impurezas e células mortas da pele da área dos olhos através de sucção a vácuo ao mesmo tempo em que nutre e hidrata a região com o Sérum HydraFacial Perk Olhos, assim iluminando, tonificando e revitalizando a pele dos olhos com resultados imediatos e duradouros na melhora das linhas finas, inchaço e olheiras. 

A hydrafacialista Fernanda Ruiz destaca que a composição do produto utilizado traz ingredientes como o extrato de semente de castanha da Índia e o extrato de flor de arnica, que possuem ação anti-inflamatória, antioxidante e hidratante.

Toxínia botulínica e skinbooster também estão na lista. A combinação dos procedimentos para “abrir” o olhar também promove efeito pró-idade completo, com melhora da pálpebra superior caída (flacidez), hidratação, olheiras, linhas finas e rugas pés-de-galinha, segundo o Dr. Mário Farinazzo, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 

“O procedimento é indicado para pacientes que sofrem com os primeiros sinais do envelhecimento, como olheiras estruturais, pálpebra caída e linhas finais na região. Lit Eyes ainda melhora a elasticidade e qualidade da pele. Enquanto a toxina botulínica relaxa a musculatura na região ao redor dos olhos, ajudando a abrir o olhar, o skinbooster utiliza um ácido hialurônico bem ‘fininho’, com uma densidade pequena, para principalmente hidratar, mas também favorecer a reestruturação da derme, deixar a pele mais firme e estimular o colágeno da mesma região, prevenindo o aparecimento de novos ‘pé-de-galinha’ e melhorando a qualidade da pele”, diz o Farinazzo. “Como o ácido hialurônico atrai água, há um duplo efeito: da estruturação pela própria presença do ácido hialurônico, que é o principal “tijolo” que dá estrutura à pele, e a hidratação pela atração da água”, acrescenta.

Evoluindo para algo minimamente invasivo, a novidade – também realizada em consultório médico –  é o Surgical Derm, um plasma endodérmico de baixa temperatura. “Ele é um plasma que faz a sublimação (passagem direta de uma substância do estado sólido para o gasoso) da pele. Sem carbonizar, o procedimento promove uma grande contração da pele, que reduz de forma eficaz a flacidez com resultado percebido na primeira sessão”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Mas, antes de apostar em qualquer tratamento, consulte um médico certificado – só ele indicará o que pode realmente ser eficiente para suas necessidades.

Mais de Beleza