Top

Autocuidado: maneiras simples de cuidar da saúde física e mental

Foto: Arquivo: Harper’s Bazaar

Com a popularização e conscientização sobre os cuidados com a pele do corpo e do rosto, a palavra “autocuidado” se tornou mais comum nas redes sociais. O que nem sempre lembramos é que isso vai muito além de skincare.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Olhar com mais carinho para o nosso organismo, mente, emoções e outras áreas da nossa vida também são formas de autocuidado importantíssimas, e que não podem ficar de lado no dia a dia. Veja outros pontos aos quais precisamos nos atentar para alcançar o bem-estar físico e mental.

Autocuidado físico

Estamos acostumadas com a ideia de que precisamos seguir um estilo de vida saudável para alcançar um padrão de beleza, que, na maioria das vezes, é fruto de edição de fotos e filtros nas redes sociais. Que tal olhar de outra maneira?

Alimentação balanceada sem restrições malucas, exercícios físicos (aquele que você se sente bem em fazer, independentemente de qual for), ter uma boa noite de sono, beber muita água e sempre pedir orientação de um profissional são pontos essenciais para que nosso organismo funcione direitinho e possamos prevenir problemas de saúde. Lembre-se que o objetivo deve ser cuidar apenas da nossa saúde, e não tentar nos encaixar em um padrão irreal.

Autocuidado mental

Já dizia o ditado popular: “Quando a cabeça não pensa, o corpo padece”. De nada adianta cuidar do corpo se a mente não está no lugar certo. É importante ficar atento aos sinais que nossa mente dá. Você está se sentindo sobrecarregado dentro de casa? O trabalho tem te estressado além da conta? Não tem conseguido dormir por causa de preocupações? Talvez, seja a hora de procurar terapia, para entender como resolver essas situações.

Autocuidado social

Entender a forma com a qual nos relacionamos com as pessoas ao nosso redor também é uma forma de autocuidado. Quando estamos bem com nós mesmas, ficamos de bem com o próximo. No entanto, é importante estabelecermos certos limites e até mesmo nos afastarmos de quem está nos fazendo mal. Pratique a gentileza, mas aprenda a dizer não. Abrace mais, mas se afaste de pessoas tóxicas que te sugam. Se disponibilize para ajudar, mas não dê ouvidos para quem só sabe te colocar para baixo.

Autocuidado espiritual

A fé é uma importante maneira de amor próprio, por ser uma forma de encontrar paz e propósito de vida. E se você não segue nenhuma religião, não precisa procurar alguma forçadamente. O autocuidado espiritual pode ser praticado tendo fé em si mesma, fazendo meditação, participando de obras sociais… Basta fazer algo que te traga tranquilidade e dê sentido para suas habilidades.

Autocuidado profissional

Para vivermos um bem-estar pleno, é fundamental estarmos nos sentindo bem com o nosso trabalho. É claro que nenhum emprego é um mar de rosas. Toda profissão ou cargo oferece desafios, mas o ponto é que necessitamos verificar se as dificuldades do lugar onde estamos estão extrapolando os limites do saudável. Viver frustrado com a vida profissional não deve ser normal. Talvez, seja a hora de enviar currículos ou procurar uma nova profissão.

Autocuidado intelectual

Lembra que citamos que autocuidado não tem a ver só com estética? Amor próprio pode ser praticado cuidando do nosso intelecto! Isso pode ser feito estudando em algum curso novo, desenvolvendo um hobby, lendo livros e assistindo a filmes que ensinam sobre outras realidades… Lembre-se: o cérebro também é um órgão importante do corpo.

Mais de Beleza