Top

Tatuador Italo Baia dá dicas para uma boa cicatrização 

Foto: Divulgação

Quando falamos de tatuagem, sabemos que não é um procedimento tão simples e que, por ser algo permanente, requer alguns cuidados pós-execução. Assim, somado à excelência do artista que a fez, o resultado será positivo.

Pensando nisso, falamos com o tatuador Italo Baia, que indicou seis fatores primordiais para aqueles que querem a tattoo dos sonhos e sem qualquer dor de cabeça. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

1- Plástico filme

Mantenha o plástico filme por no mínimo seis horas após o procedimento. Isso ajuda a eliminar a quantidade excedente de tinta na pele. Ao retirá-lo, deve ser limpo com bastante cuidado. Após isso, não é preciso pôr novamente.

Foto: Divulgação

2- Assepsia

A limpeza da tattoo, quando bem-feita, é um dos principais motivos de uma cicatrização excelente. Lave no mínimo três vezes por dia, com sabonete neutro e seque com papel toalha.

Foto: Divulgação

3- Alimentação

O corpo, no momento da cicatrização, deve receber alimentos saudáveis que auxiliem a recuperação segura da pele. Alguns devem ser evitados nesse processo, sendo eles: carne de porco, chocolate, frituras, ketchup, assim como bebidas alcoólicas em excesso.

Foto: Divulgação

4- Cicatrização

É bom lembrar que, quando em cicatrização, a tatuagem é como uma ferida e deve ser cuidada como uma. A exposição ao sol pode queimar a tattoo e fazer com que a pigmentação mude na pele. Outro ponto são os banhos longos, que devem ser evitados, assim como piscina ou praia.

5- Agentes cicatrizantes

O uso de um agente cicatrizante contribui na cura do trabalho. Por muitas vezes, a tattoo vira uma camada fina e seca sob a pele e, nesse momento, pode ser machucada facilmente. Com o creme ou pomada, o procedimento fica 100%, de fora para dentro, mantendo a tinta na segunda camada de pele e ajudando na hidratação.

Foto: Divulgação

6- Casquinhas

Durante o processo, a camada superior da pele se afina, formando casquinhas. Por mais que seja tentador, é necessário deixá-la sair naturalmente, pois pode estar presa à uma parte que esteja profunda. Como a cicatrização não ocorre de forma homogênea, isso pode machucar a tatuagem.

Na hora do banho, que é quando elas ficam ainda mais sensíveis, toda atenção é necessária. Por isso, ao se secar, utilize o papel toalha sob a tattoo em movimento de toques.

Mais de Beleza