Top

Saiba como recuperar o brilho da pele

Foto: Divulgação

Não confunda brilho natural da pele com oleosidade. Enquanto o excesso de óleo deixa a pele pesada, com poros dilatados e até acne, o brilho natural é leve, exuberante e glow, não é só acertar no skincare: dormir bem influencia e, claro, a alimentação e hidratação oral são fundamentais.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Existem nutrientes, vitaminas e antioxidantes presentes em diversos alimentos que ajudam a manter a saúde da nossa pele, por exemplo as vitaminas A e E, o licopeno, entre outros. Uma alimentação saudável e equilibrada faz bem para o nosso organismo como um todo”, afirma a dermatologista Dra. Patrícia Mafra, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Mas a rotina skincare é realmente poderosa para essa finalidade. “A hidratação tem o papel primordial de manter o conteúdo de água na epiderme e a barreira epidérmica em perfeito estado. A barreira cutânea promove proteção mecânica e permeação seletiva de moléculas, além de restringir a proliferação de microrganismos patogênicos e manter uma adequada concentração de água. O equilíbrio cutâneo de água é essencial para o bom funcionamento da ‘máquina’ cutânea e para a manutenção de sua aparência normal”, explica o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O hidratante pró-idade, usado diariamente, é um desses produtos que pode ajudar a conceder mais iluminação à pele. O resveratrol mimético, por exemplo, também ajudar na iluminação da pele. “Poderoso antioxidante, retardando o processo do envelhecimento e protegendo contra a radiação ultravioleta, o resveratrol mimético possui múltiplo mecanismo de ação no combate às hiperpigmentações da pele, pois reduz a melanogênese, isto é, a síntese de melanina (pigmento) para clarear manchas e tornar a pele mais radiante e visivelmente iluminada em apenas duas semanas”, destaca o dermatologista Dr. Gustavo Saczk, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e consultor científico da Età Cosmetics.  O produto também combate os efeitos do estresse na pele por meio do ativo B.A.M. – o que ajuda a dar mais saúde e exuberância. “O B.A.M, por sua vez, minimiza o envelhecimento da pele causado pelo estresse, equilibrando os níveis de cortisol (hormônio do estresse) para reduzir a perda das fibras de colágeno e melhorar a densidade e integridade da pele, assim conferindo firmeza, elasticidade e maciez ao tecido cutâneo”, completa o médico.

Vitamina C – entre forte nessa jogada. “A pele iluminada é bem nutrida, saudável, hidratada e viçosa. Existem ativos que também ajudam a iluminar a pele. É o caso do Super OX-C O, um ativo botânico extraído da mais rica fonte de vitamina C do mundo, uma superfruta australiana Kakadu plum (ameixa australiana) que, além de atuar no estímulo do SVCT-1 (transportador da vitamina C nos queratinócitos), promove luminosidade cutânea, reduz a vermelhidão e melhora a uniformidade do tom da pele”, explica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos.

Muitas vezes o problema da opacidade e falta de brilho se dá por conta de excesso de impurezas, óleo e células mortas que o sabonete não consegue sozinho eliminar. Nesse caso, os esfoliantes entram em ação.

Em consultório, a experiência HydraFacial consegue reconquistar o tão sonhado glow da pele. Precursor do inédito conceito de beauty health, que consiste em melhorar a aparência ao mesmo tempo em que promove uma restauração completa da pele para torná-la mais saudável e exuberante, o HydraFacial é uma experiência única e completamente personalizável de hidrodermoabrasão capaz de conferir a melhor pele da sua vida.

“O HydraFacial promove melhora instantânea da qualidade da pele, auxiliando na  uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, viço, maciez e brilho da pele graças à patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️ presente nas ponteiras, que possui um design espiral exclusivo capaz de gerar um efeito de vórtice que, combinado a tecnologia de sucção a vácuo do equipamento, consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes”, explica a dermatologista Dra Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. “Rápida, completamente indolor, não invasiva e sem downtime, assim não atrapalhando a rotina, a experiência HydraFacial pode ser vivenciada por qualquer pessoa, até mesmo por aquelas que possuem pele seca ou sensível”, destaca a médica.

Soluções não invasivas a laser também podem restaurar o brilho natural da pele. É o caso do laser ultrarrápido (em picossegundos) Pico Ultra 300. O procedimento devolve a luminosidade da pele da seguinte forma: é usada uma pasta de carbono na pele que penetra nos poros e depois o laser é aplicado em cima. “A tecnologia desempenha um efeito fotoacústico na pasta de carbono que está dentro dos poros. Isso faz com que a parede dos poros cole uma na outra e o poro se fecha. Ao mesmo tempo, a pele fica com mais viço e luminosidade”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Existem também soluções mais invasivas, como é o caso do LipoGlow, que é feito por meio de injeções de gordura na face para melhorar o viço, a luminosidade e o brilho da pele. “A gordura, depois de ser retirada e tratada por meio da lipoaspiração, pode ser reaplicada na face para repor volume e rejuvenescer a pele por meio do procedimento conhecido como lipoenxertia, que é um dos melhores métodos para devolver harmonia e firmeza ao rosto. Mas a gordura também pode ser aplicada em pontos estratégicos para melhorar o brilho e qualidade da pele”, explica o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). “A gordura, além de não causar rejeição por ser retirada do próprio paciente, confere resultados mais naturais e quase permanentes já que cerca da metade do que foi enxertado se integrará definitivamente ao tecido. Além disso, ela é rica em células-tronco que melhoram a qualidade e o aspecto da pele”, finaliza o cirurgião plástico.

Mais de Beleza