Top

50+: veja alguns procedimentos de beleza indicados para essa faixa etária

Rebeca, personagem de Andréa Beltrão em “Um Lugar ao Sol” – Foto: Divulgação/TV Globo

Seja no dia a dia ou na TV, temos exemplos de mulheres no auge dos seus 50 anos (ou mais) e que esbanjam uma aparência jovem, mas sem exageros no quesito tratamentos estéticos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Na novela “Um Lugar ao Sol”, a personagem da atriz Andréa Beltrão, que vive um romance com um rapaz bem mais novo, recorre a um dermatologista, que sugere fios de sustentação para garantir um ar mais jovial.

Já na série “And Just Like That… Um Novo Capítulo de Sex And The City”, a personagem Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), é atendida por um cirurgião plástico que indica uma série de procedimentos para atenuar as marcas deixadas pelos últimos 15 anos em seu rosto.

Segundo a dermatologista Larissa Oliveira, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os sinais de envelhecimento começam aos 30 anos de idade e seguem para os 40, 50 e acima de 60, em mulheres menopausadas. “Há perda de osso, massa magra, gordura, e cada idade tem uma necessidade diferente de reposição de colágeno e de sustentação da pele, por exemplo. Os procedimentos são como uma casa em fundação e devem avaliar desde a estrutura até o acabamento”, analisa a especialista.

Mas como conseguir um ar jovem, “descansado”, mas sem exageros e sem esconder a idade? Veja a seguir dois tratamentos com essa finalidade.

Para dar aquele up no rosto

Os fios de sustentação existem desde a década de 1950, mas a versão específica para a sustentação facial começou a ser usada por volta dos anos 2000. “Atualmente utilizamos fios com materiais 100% absorvíveis com o tempo em períodos que variam de 12 a 24 meses, a depender do material utilizado e da quantidade. Os fios com a finalidade de tração, lifting facial possuem garras ou cones que se prendem aos tecidos, elevando as camadas em direção a parte superior do rosto, em vetores de sustentação que simulam o movimento que fazemos na frente do espelho, puxando o rosto para cima”, explica a médica.

O procedimento é feito em ambiente de consultório, sem necessidade de internação hospitalar, sob anestesia local e em, no máximo, duas horas o paciente já retorna às suas atividades de trabalho regularmente.

Os fios promovem lifting instantâneo, porém o resultado progride com melhora ao longo dos próximos três a seis meses, devido ao efeito adicional de estímulo de colágeno tipo 1 (responsável pela firmeza da pele).

Mãos jovens, sem denunciar a idade

Existem muitos procedimentos que favorecem o rejuvenescimento dessa região, o principal é o tratamento com Radiesse, um dos tipos de bioestimuladores de colágeno.

Segundo a Dra. Larissa, assim que entra em contato com a pele do paciente, o bioestimulador trabalha de duas maneiras. “Ele garante um efeito preenchedor instantâneo, diminuindo a magreza e deixando as veias e tendões menos perceptíveis. Sua segunda ação é a bioestimulação da produção de colágeno que acontece com o passar dos dias, mostrando diferenças de três meses após a aplicação.”

Desta forma, além do preenchimento, o bioestimulador favorece uma melhora na aparência da região, proporcionando um verdadeiro rejuvenescimento das mãos.

Sobre a durabilidade do tratamento, a dermatologista faz algumas considerações. “Alguns cuidados são necessários após a aplicação do bioestimulador do colágeno, e eles são importantes para uma boa durabilidade do procedimento. É recomendado não expor a região tratada ao sol e a fontes de calor durante a primeira semana após a aplicação. Nos primeiros dias, evitar carregar peso também é uma das maiores recomendações”, enumera.

A duração do tratamento é de 12 a 18 meses, podendo ter seu resultado preservado até o último mês se as recomendações forem seguidas corretamente.

Dra. Larissa Oliveira – Foto: Divulgação

Mais de Beleza