Top

Conheça os problemas que altas temperaturas causam ao cabelo

Foto: Polina Tankilevitch/Pexels

As fontes de calor nem sempre são aliadas do cabelo, principalmente no quesito saúde. As altas temperaturas podem ocasionar diversos problemas aos fios e ao couro cabeludo, por isso a importância da proteção térmica.

A tricologista e membro docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT) Viviane Coutinho detalha alguns danos que o uso de equipamentos como secador, chapinha e babyliss podem ocasionar.

“O cabelo pode ter diversos tipos de danos por conta da exposição ao calor intenso, como os problemas de tricorrexe nodosa, bubble hair e tricoptilose. Quando identificados casos como esses, o cabelo danificado precisa ser tratadospara sanar aqueles danos reversíveis”, diz.

Viviane explica ainda o que são cada um desses problemas que cita.

Foto: Engin Akyurt/Pexels

“Há danos térmicos que podem ser tratados, porém existem os problemas irreversíveis. Quando não há uma proteção térmica adequada, os fios ficam expostos e pode surgir o chamado ‘bubble hair’, que são bolhas de ar formadas nas hastes dos cabelos. Já a tricorrexe nodosa  são micronódulos que se formam nas hastes pilosas, ocasionando a ruptura total ou parcial dos fios. Outro problema ainda é a tricoptilose, as chamadas ‘pontas duplas’, quando as pontas do cabelo podem partir, originando uma ponta dupla, tripla ou quádrupla”, completa Viviane.

A tricologista conta sobre os cuidados térmicos na hora de preparar o cabelo para receber fontes de calor, e detalha, ainda, como cuidar nas situações de danos.

“A importância da proteção térmica antes do uso de secador e chapinha, por exemplo, é crucial para a saúde dos fios, pois vai criar uma barreira de proteção para a exposição do cabelos às altas temperaturas, além disso, é importante atentar-se ao uso excessivo desses equipamentos de calor, pois podem ocasionar problemas maiores. Em situações de já estar com os fios danificados, sugiro fazer uma avaliação com um profissional especializado, caso o dano seja reversível, ele irá indicar o tratamento adequado para cada situação”, finaliza.

Mais de Beleza