Top

Entenda o conceito de beleza mais sustentável e sem crueldade animal

Foto: Divulgação/iStock

As pessoas estão cada vez mais conscientes dos produtos que consomem. A beleza sustentável passa a ganhar adeptos em todos os cantos do mundo. Produtos cosméticos sustentáveis partem do princípio de que não prejudicam o meio ambiente nem o nosso organismo. Uma das linhas que fazem sucesso são os produtos veganos, que não envolvem qualquer sofrimento animal em seu processo de testagem e produção.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Quem consome produtos sustentáveis está interessado, além do impacto do cosmético em si no meio ambiente, na utilização de embalagens biodegradáveis, por exemplo. O conceito, então, se alastra para todos os níveis de produção para que faça bem ao corpo e ao planeta. Assim, tanto a preocupação com o meio ambiente, quanto com a saúde, fazem com que os cosméticos sustentáveis ganhem atenção.

Muitas empresas continuam fazendo o teste de seus produtos em animais, como os de irritação dermal, em que a substância é aplicada em animais como coelho. Também existem testes que medem a toxicidade das substâncias. Os animais são submetidos a diversos tipos de estresse e danos. É preciso ter atenção na compra para não investir em produtos que maltratam os animais.

Assim, os cosméticos veganos ganharam espaço ao preservar os animais em seus testes. Eles também visam extrair da natureza de maneira sustentável e evitam substâncias nocivas à saúde. Além dos produtos veganos, estão em alta também os cosméticos naturais, que podem até conter substâncias de origem animal e evitam os sintéticos, aditivos químicos ou tóxicos.

Os cosméticos orgânicos também focam na qualidade da matéria-prima para um produto que não prejudica a saúde. A produção deles é feita de forma a respeitar as diretrizes sustentáveis e ecológicas. Também existem selos para certificar que o produto é, de fato, orgânico. Com o uso de produtos certificados, tem-se a certeza de que o cosmético contém matéria-prima sem agrotóxicos.

As empresas e os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre a necessidade da sustentabilidade para a preservação do planeta. Assim, a ênfase em embalagens recicladas ou o uso de refil faz sucesso. O consumo consciente foca no que é necessário, sem excessos e com a mente voltada para a atuação responsável quanto ao meio ambiente.

Muitos profissionais formados na faculdade de biomedicina buscam por especializações no ramo da estética, com o objetivo de produzir itens mais sustentáveis e sem testes em animais. Com os produtos naturais, orgânicos e veganos ganhando cada vez mais espaço, é importante que haja profissionais capacitados para trabalhar com novas fórmulas.

Mais de Beleza