Top

Por que começar a fazer ioga em 2022? Benefícios à saúde são múltiplos

Foto: Divulgação/iStock

Ter uma boa noite de sono, uma alimentação saudável e uma rotina equilibrada entre atividades e descanso são coisas essenciais para evitar tanto o adoecimento do corpo, quanto o adoecimento da mente.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Em tempos de pandemia, especialmente, o cuidado deve ser redobrado; afinal, os casos de adoecimento foram inúmeros, e algumas sequelas (de quem pegou a COVID e/ou teve uma crise de adoecimento mental) devem ser tratadas. Uma das opções para tentar fazer esse equilíbrio entre mente e corpo é apostar no ioga, uma atividade que traz benefícios gigantescos para quem a pratica.

Por que escolher o ioga?

Em primeiro lugar, é importante saber um pouco sobre o ioga em si. Essa prática diz respeito às disciplinas físicas que se originaram na Índia há cerca de cinco mil anos, e a palavra “ioga” está relacionada a práticas meditativas. Existem diversos estilos de ioga – desde atividades mais intensas até as mais relaxantes –, pois a prática se popularizou em diversos pontos do mundo. De um modo geral, o ioga propõe posições para você fazer (as chamadas asanas, como dito em sânscrito), exercícios respiratórios e a própria meditação em si.

Se você precisa fazer um exercício físico completo, mas que principalmente tenha foco no alívio de dores musculares ou dores crônicas, problemas na respiração ou relaxar o corpo para aliviar problemas psicológicos, o ioga é o esporte certo para você.

Benefícios do ioga para o corpo e a mente

O principal benefício do ioga é, sem dúvidas, a melhora da energia vital. O ioga ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade ao trabalhar no relaxamento dos músculos tensionados. Isso faz com que você tenha uma noite de sono melhor, e os mestres de ioga acreditam que a prática ajuda no equilíbrio das energias centrais (os famosos chakras), permitindo que a energia vital (prana) flua pelo corpo.

Além disso, ainda aumenta a flexibilidade do corpo, fortalecendo as articulações, os tendões e os músculos para aliviar dores e evitar lesões. Os músculos ficam tonificados e o corpo, mais forte. Os sistemas respiratório e cardiovascular também se beneficiam muito das asanas; afinal, as posições ajudam a absorver mais oxigênio em cada respiração.

Para quem já sofre com dores crônicas e faz acompanhamento médico, vale conversar a respeito dos benefícios do ioga com profissionais formados na faculdade de fisioterapia, para saber quais seriam as melhores práticas do ioga e aliá-las com o tratamento.

Mais de Beleza