Top

Cuidado: mau humor pode atingir sua pele e cabelo

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Há vários fatores que podem danificar a pele e o cabelo, como excesso de sol, vento, frio, calor, água do mar e da piscina. Cuidados diários são uma excelente forma de prevenir os danos causados por esses fatores. Mas não apenas eles são capazes de atingir pele e cabelo. O mau humor é outro item que deve ser observado.

Conversamos com a biomédica estética Natália Tavares Cassilhas Rosa a respeito dos problemas que a variação do humor – para pior – pode ter nos efeitos da beleza. Leia a seguir entrevista com a especialista.

É verdade que o mau humor pode afetar a beleza da pele? Como?

Sim, o mau humor e estresse crônicos podem prejudicar a pele pois o excesso de cortisol (hormônico ligado ao estresse) pode afetar o sistema imunológico e consequentemente causar ou agravar doenças de pele. Existem estudos que comprovam que níveis elevados de cortisol podem inibir a produção de colágeno, ácido hialurônico e elastina, por exemplo.

Que tipo de problemas o mau humor pode causar à pele e ao cabelo? Por quê?

Em nível pele, os hormônios liberados pelo mau humor e estresse crônicos podem alterar a barreira cutânea e enfraquecer as células de defesa que ajudam a manter a hidratação da pele. Quando ocorre essa perda de água, o que chamamos de “perda transepidérmica”, a pele tende a ficar mais seca e com menos viço.

Além disso, algumas doenças de pele podem se agravar com o estresse. O melasma, por exemplo, condição que se dá pelo surgimento de manchas acastanhadas, apesar de ser causado pela exposição solar e fatores hormonais, pode apresentar uma piora no quadro devido ao estresse. Isso acontece porque níveis elevados de cortisol podem induzir um aumento na produção de melanina.

A acne também pode surgir ou se agravar em períodos de estresse. Altos níveis de cortisol podem estimular a produção de hormônios capazes de aumentar a atividade de glândulas sebáceas e o resultado disso é uma pele mais oleosa e com acne.

Por que o mau humor está relacionado com queda de cabelo?

Nossos fios de cabelo encontram-se em fases distintas chamadas de ciclo capilar. Nesse ciclo, temos uma fase de crescimento, fase de repouso e fase de queda. Cada uma com duração distinta. Quando muitos fios do nosso couro cabeludo encontram-se em fase de queda, temos o que chamamos de Eflúvio Telógeno, condição de queda de cabelo excessiva. Níveis elevados de cortisol podem induzir a uma queda de cabelo intensa justamente por causar desequilíbrio no ciclo capilar, diminuindo a fase de crescimento e aumentando a fase de queda.

Além disso, níveis elevados de cortisol também podem prejudicar a absorção de vitaminas e minerais provenientes da alimentação que são benéficos à saúde dos fios.

Como evitar que tais problemas apareçam?

Estar sempre alinhado como uma boa rotina de hábitos, sejam eles alimentares, prática de exercícios físicos, uso de dermocosméticos específicos para o tipo de pele do paciente, e tratamento clínico. O conjunto disto é imprescindível para que se tenha pele e cabelo bem cuidados.

Que tipo de tratamento dermatológico é eficaz para combater os problemas que o mau humor pode causar?

Quando falamos de afecções causadas pelo estresse, precisamos de tratamentos que melhorem a qualidade, elasticidade e viço da pele. Neste sentido, temos como opção Peeling Químico, Laser Fracionado, Microagulhamento.

A toxina botulínica é um ótimo procedimento para diminuir a contração muscular e o surgimento das rugas estáticas, como as rugas formadas na testa, glabela (também conhecidas como “ruga do bravo”), e pés de galinha.

E lembrar sempre que não existe sucesso em tratamento nenhum quando não há uma boa ingesta hídrica diária, alimentação balanceada e uso diário do filtro solar.

Quais seriam os hábitos para evitar tais problemas?

Dormir bem, praticar atividades físicas, ficar calmo e interagir socialmente seriam ótimas maneiras de levar uma vida mais leve e evitar episódios de mau humor e estresse crônicos.

Mais de Beleza