Top

5 estratégias imprescindíveis para poupar e estimular colágeno

Foto: Pexels

Antes mesmo de saber se o colágeno oral funciona, se aquele laser que você está buscando é efetivo para dar um “up” na sua pele, há uma coisa muito importante que você deve entender de uma vez por todas: estimular é importante, mas também devemos poupar colágeno.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Essa substância é uma proteína do corpo humano que promove a firmeza e a elasticidade da pele, deixando-a com um aspecto mais jovem. “No entanto, sabemos que existem muitos vilões do envelhecimento, que geram radicais livres no nosso corpo e degradam colágeno”, explica a dermatologista Dra. Patrícia Mafra, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Para poupar e estimular colágeno existem meios muito básicos, como usar protetor solar, manter uma dieta equilibrada e consultar o médico regularmente. Mas, com a promessa de deixar a pele com aparência mais jovem, muitas pessoas estão sempre buscando diferentes maneiras de aumentar os níveis de colágeno. “Seja por meio do uso de produtos, suplementos ou tecnologias, e técnicas para o seu estímulo, mas é sempre importante também buscar bons hábitos de vida para preservar essa proteína de sustentação”, afirma o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Abaixo, consultamos especialistas que mostram por que essas 5 ações são imprescindíveis:

Use protetor solar

A forma mais inteligente de poupar colágeno também é a mais importante para prevenir contra o câncer de pele: usar o filtro solar. O sol degrada colágeno! Por isso deve-se ter o hábito de passar protetor solar, “ele é o creme antienvelhecimento mais importante”, afirma Dr. Daniel Cassiano.

Existe uma forma correta de usá-lo, aplicando uma primeira camada bem feita no mínimo 15min antes de se expor ao sol. Nesse quesito, ainda é possível potencializar a ação do produto, por meio do uso de antioxidantes. “Eles combatem os radicais livres. Além disso, aplicá-los antes do protetor solar potencializa a defesa da pele. A Vitamina C, o ácido ferúlico, a niacinamida e o resveratrol são altamente interessantes para poupar e construir colágeno”, diz o médico.

Reaplique ao longo do dia

Mesmo que o rótulo de um protetor solar garanta longas horas de proteção contra a exposição solar, os médicos sempre reiteram a recomendação de reaplicar o filtro: a cada duas horas em exposição direta e a cada quatro horas em ambientes fechados. “Na exposição solar, essa reaplicação é feita a cada duas horas e após os banhos de mar e piscina, uma vez que também tendemos a passar mais a mão no rosto ou no corpo, ajudando a retirar o filtro”, explica a Dra. Patrícia Mafra.

Bloqueie os raios de sol

Couro cabeludo e pálpebras são duas áreas de difícil aplicação do protetor solar, então entra em cena o acessório de proteção solar. Assim, você não deixa tudo a cargo do protetor. “Principalmente as pessoas de fototipos mais baixos e peles mais sensíveis, o uso  do protetor solar é mais do que recomendável, mas é bom lembrar dos acessórios: óculos, chapéu e roupas com proteção UV podem ser usados. Evite também a exposição solar após às 9:00h e antes das 16:00h”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Adicione proteínas ao seu prato

A pele precisa de um bom aporte de proteínas para manter o tônus e renovar suas estruturas. “As fontes alimentares de proteínas como carnes, ovos, laticínios e leguminosas são importantes para fornecer aminoácidos necessários”, diz a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez. Também é necessário tomar cuidado com dietas muito restritivas pois isso pode déficit calórico, proteico e desidratação.

“Uma alimentação equilibrada está entre os principais itens que ajudam a deixar a pele bonita, jovem e hidratada. A alimentação com perfil antioxidante é uma das principais formas de prevenção do envelhecimento, inclusive da pele, enquanto uma dieta rica em alimentos pró-inflamatórios pode causar diversas disfunções”, afirma o médico nutrólogo Dr. Juliano Burckhardt.

Consulte médicos e especialistas

Algumas pessoas, no entanto, podem carregar informações genéticas que estão relacionadas com uma menor produção de colágeno. Isso tem alta influência no resultado de tratamentos cosméticos e em consultório. Existem exames que podem ser feitos e por isso a consulta com médicos e especialistas é tão importante.

Cirurgiões plásticos, dermatologistas, nutrólogos, nutricionistas e farmacêuticos têm muito a ajudar quando o assunto é indicação de tratamentos para estimular e aumentar o colágeno da pele. “Há muita curiosidade sobre os melhores tratamentos em consultório para a redução de rugas. Existem métodos testados e aprovados, que estão entre os mais populares. Mas a indicação médica é fundamental”, explica a Dra. Roberta Padovan.

Mais de Beleza